terça-feira, 6 de março de 2018

Convers@s com Biblioteca


“A ONU e os desafios à paz e segurança internacionais”

No dia 6 de março de 2018, teve lugar no auditório da ESOB um colóquio organizado pela Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro, subordinado ao tema “A ONU e os desafios à paz e segurança internacionais”. A palestrante foi a Doutora Daniela Nascimento, da área de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Assistiram à sessão alunos dos cursos de Línguas e Humanidades, Ciências Socioeconómicas e profissional de Marketing.
A sessão começou de forma animada, com um Quizz, em que os alunos puderam pôr à prova os seus conhecimentos sobre os órgãos da ONU, o seu funcionamento e os secretários-gerais.
De seguida, a conferencista fez uma retrospetiva sobre a história da ONU, desde a sua fundação à atualidade, apresentou os objetivos da organização e a seu papel na preservação da paz e da segurança internacionais. Salientou a importância do Conselho de Segurança, em particular o papel dos Capacetes Azuis nas intervenções militares humanitárias em várias regiões do mundo (por exemplo, Ruanda, Somália, Darfur, Afeganistão, Líbia e outras). Neste contexto, sugeriu aos alunos o visionamento do filme “Hotel Ruanda”, que retrata o extermínio de quase um milhão de pessoas.
Grande parte da comunicação foi dedicada à questão dos refugiados no mundo e aos esforços que a ONU tem envidado para minimizar os efeitos catastróficos deste problema.
Para concluir a sessão, foi aberto o espaço de diálogo, sendo colocadas questões como a urgência da reforma da ONU, o desempenho do seu secretário-geral, António Guterres, ou os constrangimentos levantados pelo facto de existirem países que têm “mais direitos” que outros, a saber, os membros permanentes do Conselho de Segurança…
                                                                                                              Conceição Janeiro






Sem comentários:

Enviar um comentário

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...