quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és!

  

         Recentemente, o escritor Alberto Manguel doou a sua coleção  pessoal de cerca de 40 mil livros à cidade de Lisboa.

      Tal como diz Alberto Manguel, "uma biblioteca toma a identidade das pessoas que a usam".  Se tu também quisesses oferecer a tua biblioteca, qual seria o livro que melhor te identificaria e porquê?

  Deixa o teu comentário  neste blogue.

9 comentários:

  1. O livro que melhor me identificaria seria "O Diário de Anne Frank".
    Foi um livro que eu li na adolescência e que ainda hoje relembro quando oiço algumas notícias na televisão. É uma realidade que não gostaria que se voltasse a repetir.
    Miguel

    ResponderEliminar
  2. Muitos são os livros que me tocaram ou que me ensinaram algo, no entanto, "Uma Ventura no Supermercado" foi o que deu início a tudo. Foi com este que ganhei o gosto pela leitura e pela investigação, pois tive que me preparar para entrevistar uma das autoras alguns meses mais tarde. Mal eu sabia que anos mais tarde viria a ser a "minha" Ministra!

    ResponderEliminar
  3. São vários os livros que me identificam e com os quais me identifico....Com cada um fiz viagens interiores diferenciadas, mas não menos importantes! Ainda na adolescência e que me acompanha até hoje, o meu "Principezinho", mas também "O meu pé de laranja lima" ou "Capitães da areia". Mais tarde, "Cem anos de solidão", "Evangelho segundo Jesus Cristo", "Os Maias", "Ensaio sobre a cegueira", "Intermitências da morte" e mais recentemente " A máquina de fazer espanhóis", "Filho de mil homens" e... tantos outros!!

    ResponderEliminar
  4. Os livros sempre foram uma das minhas grandes paixões. Vivi sempre rodeada de livros e conseguia estar dias inteiros a ler…
    Li na adolescência o livro que destaco e que moldou aquilo que sou hoje: “O segundo sexo”, de Simone de Beauvoir. Desde a sua publicação em 1949, muita coisa mudou relativamente ao peso da mulher na sociedade, mas continua a ser necessário lutar por mais direitos e combater aqueles que pretendem acabar com os adquiridos.

    ResponderEliminar
  5. Não há um livro com o qual me identifique porque todos os que leio são únicos e especiais naquele momento. Há livros que nos marcam em diferentes momentos da nossa vida. O tempo e a idade dizem tudo... Posso destacar o "Memorial do convento" porque não o consegui ler no tempo em que o comprei, mas 30 anos mais tarde, voltei a "pegar-lhe", li-o até ao fim e, no momento em que o terminei, reiniciei a sua leitura. Nunca tal me tinha acontecido!

    ResponderEliminar
  6. O livro da minha biblioteca que melhor me identifico é "Damião a toupeira furacão", porque sou muito acelerado.

    ResponderEliminar
  7. o clube dos cientistas
    os livros de alice
    visao junior
    a rapariga rebelde

    ResponderEliminar

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...