domingo, 15 de dezembro de 2013

O escritor/ilustrador sou eu...

     No dia 09 de dezembro, dia da abertura da feira do livro, a escritora e ilustradora Maria Sousa esteve no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro a apresentar o seu mais recente livro - “A mata da avó Luísa”. Esta visita foi organizada pela biblioteca escolar, em parceria com o departamento de Línguas, com o objectivo de desenvolver o gosto pela leitura e pelos livros.
      Nas cinco sessões programadas, quatro na biblioteca da Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, para os alunos do 5º ano, e uma na biblioteca da Escola Básica Integrada Dr. Fernando Peixinho, para os alunos do 4º ano, a autora apresentou-se como autodidata e mais vocacionada para a ilustração. A história foi contada por palavras suas, de uma forma cativante, mostrando o livro impresso e digital. Na segunda parte da apresentação, a autora dramatizou a obra, pedindo aos alunos para serem as personagens. Todos responderam entusiasticamente ao desafio e se empenharam em dar o seu melhor. Por último, houve ainda tempo para perguntas e autógrafos.
      Em Oiã, os alunos tiveram a oportunidade de ver a autora desenhar uma das paisagens do livro e explicar como se desenha em perspectiva.
    Maria Sousa demonstrou grande simpatia e enorme boa vontade, realizando ainda uma sessão extra para alunos da Educação Especial. 
    Esta passagem da autora pela biblioteca do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro proporcionou um dia muito agradável e enriquecedor a todos os que com ela contactaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...