domingo, 1 de dezembro de 2013

Conversas ao pôr-do-sol - "Distúrbios alimentares na adolescência"

     No dia 29 de novembro realizou-se no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro a atividade "Conversas ao pôr-do-sol”. Este ciclo de palestras, que veio substituir o anteriormente designado “Conversas com chá”, tem como tema geral "Vida ativa saudável" e pretende, entre outros objetivos, recuperar a prática de jantar cedo que se foi perdendo. Para concretizar este bom hábito, a biblioteca escolar está a trabalhar em pareceria com o curso de Restauração, variantes Cozinha e Mesa/Bar. Os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos/práticas adquiridos em situação de aula, preparando a refeição e servindo os participantes. 
     O dinamizador desta palestra foi o Dr. Tiago Santos, médico psiquiatra do Hospital de Aveiro, que falou sobre os "Distúrbios alimentares na adolescência". Foram referidas algumas doenças do foro alimentar, muito comuns na adolescência, tais como a bulimia, a anorexia e a obesidade. Para mostrar as consequências de algumas destas doenças, visionaram-se fotografias de figuras públicas. 
     Bom comunicador, o palestrante agradou a todos os presentes e o interesse do tema refletiu-se no aumento de participantes, relativamente aos anos anteriores.
    De registar a ideia de que a beleza não tem um padrão único, muito ligado à indústria do cinema, da publicidade ou da moda … Todos podem ser belos, apesar das diferenças que os individualizam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...