terça-feira, 10 de novembro de 2009

Acção de reflexão - "Oportunidades e Desafios da Biblioteca Escolar"


     Realizou-se ontem, dia 9 de Novembro, pelas 17h00, na nossa BE, a acção de reflexão Oportunidades e Desafios da Biblioteca Escolar, destinada a docentes.
     A palestrante, Drª Isabel Nina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, alertou os participantes para o árduo trabalho que a Biblioteca Escolar tem a realizar durante o ano lectivo e para a necessidade de os docentes realizarem um trabalho colaborativo com a BE e suas professoras bibliotecárias. É importante que os docentes comecem a planificar aulas usando os recursos da BE, pois esse trabalho de parceria, está provado por inúmeros estudos, traz um maior sucesso educativo, que se traduz na melhoria dos resultados escolares.
      Foi, também, apresentado o modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares. Este modelo deve ser implementado anualmente e implica uma recolha exaustiva de evidências que mostrem o desempenho da BE e a sua articulação com a comunidade educativa. Este modelo está dividido em quatro domínios que são: o Apoio ao Desenvolvimento Curricular (1), Leitura e Literacias (2), Projectos, Parcerias e Actividades Livres e de Abertura à Comunidade (3) e Gestão da Biblioteca Escolar (4).
    A acção foi bastante proveitosa e a Biblioteca agradece a disponibilidade de todos os intervenientes.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...