quinta-feira, 22 de abril de 2021

O escritor, hoje, sou eu...


     
            No Dia Mundial do Livro, o “escritor” convidado foi um aluno do quarto ano da Escola Básica de Oiã Nascente, Eduardo Albuquerque dos Santos. Este “jovem escritor”, de nove anos de idade, tem já um percurso de vida bastante atribulado, com alguns problemas de saúde que têm condicionado a sua vida escolar. O Eduardo beneficia de Educação Especial, tendo aprendido linguagem gestual a partir dos sete anos. É esta história de vida que aproxima o Eduardo do gosto pela leitura, pelos livros e pela escrita, revelando uma sensibilidade única e uma imaginação muito fértil, potenciada pela professora de Educação Especial, Ana Cristina Barata. Esta docente consegue cativar os seus pupilos, levando-os a revelar todo o seu potencial neste processo de aprendizagem. E é neste âmbito que surge o livro “Um mundo melhor”, resultado de muito trabalho, resiliência, momentos felizes e celebração de pequenas vitórias.

É neste contexto que a Biblioteca, em parceria com os docentes, promove a valorização dos intervenientes e dá visibilidade ao pequeno “escritor”, dinamizando a atividade “O escritor, hoje, sou eu…”, no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O momento aconteceu na biblioteca da Escola Básica de Oiã Nascente, com a presença da turma do Eduardo. As restantes turmas de todas as escolas do 1º ciclo do AEOB puderam assistir ao evento por videoconferência. O Eduardo respondeu à curiosidade do seu público, falou do seu percurso e das dificuldades que teve de ultrapassar para viver este momento. Estes foram momentos muito emotivos tanto para o autor como para o público, presente e on-line. Esta atividade terminou com a respetiva sessão de autógrafos, recheada de demonstrações de muito afeto, admiração e carinho das professoras, auxiliares e diretora do AEOB.

A biblioteca escolar vive para e destes momentos…



Sem comentários:

Enviar um comentário

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...