terça-feira, 8 de novembro de 2011

Diálogos Positivos

        No âmbito da comemoração do "Ano Internacional da Química", decorrerá, no auditório da ESOB, na próxima sexta-feira, a palestra "Livros com Química", dinamizada pelo Doutor Sérgio Rodrigues, da Universidade de Coimbra.
        Dirigida a  pais, alunos e professores, esta atividade é uma parceria entre a Biblioteca do AEOB e a disciplina de Físico-Química.


Resumo
       "A química, assim como o conhecimento e prática desta ciência, está presente em muitas obras literárias e em alguns dos mais importantes livros da história da humanidade. Para além dos químicos como personagens e dos aspectos técnicos, históricos e sociais, a química tem muitas vezes sido usada como imagem e metáfora. É relevante a presença da química na Bíblia, em Os Lusíadas de Luís de Camões, nas obras de Shakespeare, nas Afinidades Electivas de Goethe, em O Capital de Carl Marx e nos livros de Conan Doyle, Stevenson, Isaac Asimov, Primo Levi, assim como em vários outros autores e obras mais recentes como o Harry Potter de J. K. Rowling. Também em Eça de Queirós, Fernando Pessoa, António Gedeão e Vitorino Nemésio, por exemplo, podemos encontrar ligações químicas, as quais emergem dos contactos que estes autores tiveram com esta ciência e as suas realizações, assim como da memória da tecnologia e condições de vida do mundo em que viveram.
         No ano de 2011, em que se comemora o Ano Internacional da Química e celebram as realizações desta ciência ao serviço da humanidade e da melhoria das condições de vida das pessoas, vamos, no decurso desta palestra, viajar pela literatura em busca das marcas directas e indirectas da química na nossa vida e na dos nossos antepassados. Para além das obras e autores já referidos, poderão ser abordados outros, sendo bem vindo o diálogo com o público presente."

Sérgio Rodrigues
Professor auxiliar no Departamento de Química da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...