domingo, 20 de dezembro de 2009

1ª Eliminatória da 2ª Edição do "Concurso de Leitura em Voz Alta"



       No dia 16 de Dezembro, como estava previsto, realizou-se a 1ª Eliminatória da 2ª Edição do "Concurso de Leitura em Voz Alta".
       Houve muitos concorrentes a participar (34 do 2º ciclo e 8 do 3º) e alguns alunos, professores e a nossa Directora, Prof.ª Júlia Gradeço, que não quiseram deixar de estar presentes. Alguns Encarregados de Educação também marcaram presença, ansiando pelo bom desempenho dos seus educandos.
       Antes de os concorrentes iniciarem as suas leituras, a Prof.ª Ana Ferreira apresentou a sua turma de Teatro (7º B), que exibiu a peça "O Gato do Chapéu Alto", de Natércia Rocha. Os actores, que estavam bem ensaiados, proporcionaram-nos um bom momento, nos seus papéis de agricultor, burro, cavalo, fada e bruxa.
       Os concorrentes foram fazendo as suas leituras, perante um júri, constituído pelos coordenadores dos vários departamentos, que atribuía as suas pontuações de 0 a 10, tendo em conta os seguintes parâmetros: audibilidade, articulação/dicção, respeito pelas regras de pontuação e entoação. O nervosismo dos participantes era notório, mas também o empenho e a vontade de que tudo corresse bem.


       Entre as leituras dos concorrentes, a professora Marisela leu umas páginas do livro "Ler Doce Ler", de José Jorge Letria. Que bem sabe ouvir ler, quando se lê com alma!
       A BE agradece a todos os concorrentes, por terem tido a coragem de se expor perante um público; aos Encarregados de Educação, por apoiarem os seus educandos nos momentos mais significativos das suas vidas; aos elementos do Júri, por terem aceite amavelmente o nosso convite para avaliarem os concorrentes; à Prof.ª Ana Ferreira e à sua turma da disciplina de Teatro (7º B), por terem contribuído para o enriquecimento do nosso espectáculo; à Directora da nossa escola, por nos ter honrado com a sua presença; a todos os alunos e professores, por terem querido juntar-se a nós.



domingo, 6 de dezembro de 2009

Feira do Livro na Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo


     Este ano lectivo, pela primeira vez, a Biblioteca  da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro organiza duas feiras do livro.



       A primeira está já a decorrer e irá prolongar-se até ao dia 11 de Dezembro.
       No dia 2 de Dezembro, pelas 10h00, realizou-se a cerimónia de abertura. Depois de saudar todos os participantes, a Directora da Escola, Dr.ª Júlia Gradeço, salientou a importância da leitura na construção do conhecimento e acrescentou que a escolha do livro certo era condição “sine qua non” para a criação da empatia necessária para nos tornarmos leitores ao longo da vida.



     Seguidamente, as alunas Magalie Oliveira e Joanne Batista leram o poema “Mãezinha”, de António Gedeão, que dedicaram a todas as mães, aproveitando o ensejo para lembrar a época natalícia e a grande oportunidade de contactarem com as novidades editoriais e adquirirem livros a preços convidativos. A Maria Sprydonova declamou o poema “Lágrima de Preta”, do mesmo autor. Não é necessário estar à espera do dia 21 de Março – “Dia Internacional de Luta Contra o Racismo”− para alertar para este problema, que continua a imperar no mundo em que vivemos.
     Finalmente, a professora bibliotecária Marisela Simões leu o livro “Ler Doce Ler”, de José Jorge Letria.


“Os livros são casas
com meninos dentro
e gostam de os ouvir rir,
de os ver sonhar

e de abrir de par em par
as paisagens e as imagens,
para eles, lendo, poderem sonhar.”

“Ler Doce Ler”, José Jorge Letria

       Este evento está aberto a todas as escolas do Agrupamento e a toda a comunidade educativa onde a escola se insere e tem como principais objectivos desenvolver o gosto pela leitura, reconhecer o papel do livro na formação escolar dos jovens e das comunidades a que pertencem e angariar fundos para a compra de novos livros para a biblioteca.
     Este ano a feira conta com a colaboração da Livraria Liceu, de Aveiro, e da Editora Kalandraka e estará aberta ao público das 9h00 às 17h00.