domingo, 30 de março de 2014

Livro do Mês


Semana da leitura e da poesia

Na semana de 17 a 21 de março, comemorou-se, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, a “Semana da Leitura e da Poesia”.
Ao longo da semana, as bibliotecas organizaram exposições de livros, poemas e trabalhos realizados pelos alunos e ofereceram “poemas doces” - que eram lidos no momento -  a todos os que lá se dirigiram.  Houve também a participação do grupo de teatro do IEC, que veio às escolas declamar poemas.
Um grupo de alunas do 9º ano, acompanhadas pela professora bibliotecária, empenharam-se em levar “Poesia à porta” e entraram em estabelecimentos comerciais e institucionais de Oliveira do Bairro, enchendo estes espaços de musicalidade poética.
Com as atividades “Poesia a corar” e “Poemas proclamados” os alunos do 1º ciclo tiveram oportunidade de criar textos poéticos e de recitar e ouvir poemas consagrados.
Na biblioteca da Escola Secundária, decorreu, no dia 24, a atividade “Ao ritmo da poesia”, patrocinada pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. Este espetáculo foi muito elogiado pelos participantes. Os animadores, um dançarino, um cantor de rap e beatbox e um humorista, com a colaboração entusiástica do público (alunos de 9º ano), declamaram e cantaram poemas conhecidos dos alunos, passando-lhes a mensagem de que a poesia pode ser divertida. De salientar que o grupo que atuou enalteceu o comportamento e a grande interação dos alunos que assistiram.
À semelhança dos anos anteriores, notou-se uma participação bastante animada e empenhada da comunidade educativa. Muitas vezes, as atividades realizadas fora da sala de aula são mais proveitosas, permitindo aos alunos uma aprendizagem, sobretudo a nível do respeito pelos valores, mais eficaz.
Dada a avaliação positiva da “Semana da Poesia”, consideramos pertinente continuar a desenvolvê-la no próximo ano letivo.




segunda-feira, 24 de março de 2014

Classificações dos concorrentes da Final do "Concurso de Leitura em Voz Alta"





Final do "Concurso de Leitura em Voz Alta"

   
No dia 14 de março, realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de Oiã a final do “Concurso de Leitura em Voz Alta”, promovido pela Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro, de que fazem parte as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, a do IPSB e a Biblioteca Municipal.
Este concurso visa desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, incentivar o conhecimento de obras de autores de Língua Portuguesa, promover o convívio e educar para a competitividade saudável entre os participantes.
Muitos foram os alunos que participaram neste concurso, que se iniciou em outubro. Do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, foram selecionados para a  1ª eliminatória 39 alunos dos diferentes níveis de ensino. Destes, passaram à final onze, num total de vinte.
A final foi um espetáculo bastante animado. Para além da leitura de excertos das obras selecionadas para cada ciclo pelos alunos finalistas, houve momentos culturais que envolveram música, teatro e recitação de poemas, com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e do IPSB.
Parabéns a todos os alunos que participaram neste concurso e a todos os envolvidos que o tornaram possível.

sexta-feira, 14 de março de 2014

"O escritor/ilustrador sou eu..." Rachel Caiano

No dia 28 de fevereiro, a ilustradora Rachel Caiano visitou a Escola Básica de Oliveira do Bairro para conversar com os alunos do 2º ano. Esta visita foi organizada pela biblioteca escolar, em parceria com a coordenadora do estabelecimento e os professores titulares das turmas envolvidas, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e pelos livros.
Rachel Caiano, depois de se apresentar e de explicar qual a função de um ilustrador, contou uma das muitas histórias de que é coautora -“O leão e o coelho saltitão”- e foi explicando algumas das técnicas utilizadas para que o desenho traduza a mensagem do texto.
Em seguida, convidou os alunos a vestir a pele de um ilustrador e a criar um desenho para um momento de uma história por si imaginada, cujos protagonistas eram dois animais. Os alunos responderam ao desafio de forma entusiástica  e deixaram a promessa de que, mais tarde, na sala de aula, iriam completar a história acrescentando o texto.
As professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro agradecem à ilustradora Rachel Caiano este momento que se tornou tão divertido e criativo para os aprendentes.

Semana da Leitura e da Poesia - "Doce Poesia"

        De 17 a 22 de março, a Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro (RBOB), vai realizar  atividades no âmbito da "Semana da Leitura e da Poesia".
         Eis o cartaz promocional.