terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dia Europeu da Internet Segura 2012




No dia 7 de fevereiro comemora-se o "Dia Europeu da Internet Segura 2012". Explora estes recursos de apoio e atualiza-te.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Resultados da 1ª Eliminatória do "Concurso de Leitura em Voz Alta"

     Já estão disponíveis para consulta os tão esperados resultados da 1ª eliminatória do "Concurso de Leitura em Voz Alta", realizada no dia 14 de dezembro, no Centro Cultural Prof. Élio Martins e nos dias 4 e 11 de janeiro no IPSB.
     Este concurso está a ter cada vez mais popularidade, razão pela qual houve necessidade de realizar três sessões. Só no nosso Agrupamento houve 100 alunos inscritos, distribuídos pelos vários níveis de ensino.
     Parabéns a todos os alunos que participaram e o nosso agradecimento aos professores e pais que os acompanharam nesta fase.
     Aos concorrentes apurados para a 2ª eliminatória desejamos que continuem a ler muito e bem  para chegarem à final.
     Dentro de pouco tempo serão divulgados os livros para a 2ª eliminatória. Estejam atentos!









sábado, 7 de janeiro de 2012

"Conversas com Chá" - O metabolismo do RNA mensageiro, o seu controlo de qualidade e relevância nas doenças genéticas e cancro



Resumo

     Nas células humanas, o processo de expressão génica envolve múltiplos passos, desde a transcrição até às modificações pós-traducionais da proteína nascente, em que os RNA mensageiros (mRNAs) são o intermediário fulcral. O pré-mRNA é transcrito a partir do DNA e processado. O mRNA maduro é então transportado para o citoplasma, onde é traduzido para proteína e finalmente degradado. Sabe-se hoje que a maioria dos passos do processo de expressão génica, se não todos, podem ser regulados, o que permite o controlo espácio-temporal da expressão génica. Um dos objectivos das nossas actividades de investigação é estudar de que modo mutações associadas a diferentes doenças genéticas e cancro podem afectar o metabolismo do correspondente mRNA. A grande complexidade da expressão génica também torna o processo vulnerável a erros. No entanto, existem mecanismos celulares de controlo de qualidade que asseguram a fidelidade da expressão génica. No âmbito das nossas actividades, estamos também interessados em estudar estes mecanismos. Neste encontro, iremos apresentar e discutir diferentes aspectos da vida dos mRNAs e da sua relevância tanto na patofisiologia de diferentes doenças genéticas e cancro como na correspondente terapia.

Luísa Romão

Departamento de Genética; Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge; Av. Padre Cruz, 1649-016 Lisboa