domingo, 28 de junho de 2015

Percurso literário-cultural

No dia 23 de maio, um grupo de professores e auxiliares da acção educativa do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro deslocou-se à cidade Invicta para visitar alguns monumentos emblemáticos da cidade (Livraria Lello & Irmão e Torre dos Clérigos) e realizar o Cruzeiro das seis pontes, que incluía uma visita às caves Porto Cálem, prova de vinhos e fado.
Brindado com um excelente dia de sol, este passeio foi muito apreciado pelos intervenientes.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Leituras partilhadas

No dia 7 de maio, duas alunas do 10º A da Escola Secundária de Oliveira do Bairro deslocaram-se à Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro, a fim de partilharem a leitura de dois livros, Se eu ficar, de Gayle Forman, e Viagem ao Infinito, de Jane Hawking, no âmbito do projeto “Leituras & Conversas Partilhadas”.
Depois de se apresentarem, as alunas falaram sobre os livros que leram, começando por fazer referência à capa, ao título, ao autor e à editora. Em seguida, fizeram um breve resumo das obras e leram alguns dos excertos que mais lhes despertaram o interesse. Por fim, o assunto das obras foi objeto de um animado diálogo entre jovens leitoras e seniores.
Como  nesse dia havia baile, houve ainda tempo para jovens e seniores dançarem uma modinha ao som do órgão eletrónico tocado por um jovem de 88 anos. Estes exemplos de boa disposição e convívio foram bastante elogiados pelas duas jovens, que ficaram encantadas com a dinâmica que se vive na Santa Casa e que elas desconheciam.

Também na última semana de aulas, dia 8 de junho, um grupo de alunas de 10º C partilhou leituras de vários autores e géneros com alunos da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro (UNISOB).
Este foi mais um bom momento de interacção entre jovens e seniores.
Ficou a promessa de regressar com mais leituras no próximo ano lectivo.