terça-feira, 24 de março de 2015

Conversas ao pôr do sol


Na Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo realizou-se, no dia 27 de fevereiro, a atividade “Conversas ao Pôr do Sol” com o tema Leitura e compreensão de ciência: relato de uma experiência. Richard Marques, do Instituto de Educação e Cidadania (IEC), falou da importância de ler e compreender ciência, referindo que, apesar de o cidadão comum não se aperceber, a ciência está presente no seu dia-a-dia, desde o uso de detergentes até ao visionamento de um eclipse.
O palestrante relatou a sua experiência na orientação de crianças do 1º ciclo para a descoberta da ciência, realçando a sua curiosidade por estes temas.
Nesta palestra estiveram presentes alunos do 10º ano, como já vem sendo hábito, com o objetivo de partilhar conteúdos científicos com o público sénior, no âmbito das “Conversas & Leituras Partilhadas”.









quarta-feira, 18 de março de 2015

Pordata no AEOB

No dia 23 de janeiro, na Escola Secundária de Oliveira do Bairro, realizaram-se duas sessões com formadores da Pordata (base de dados sobre Portugal contemporâneo, organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, com estatísticas oficiais e certificadas). Estas sessões foram orientadas para alunos dos 11º e 12º anos dos cursos regulares e profissionais, envolvendo as disciplinas de Marketing, Manutenção Industrial, Economia e Geografia.
De uma forma dinâmica e explícita, o formador, Renato Antunes, conduziu os alunos pelas várias páginas que compõem o site desta Base de Dados, ora colocando desafios, ora esclarecendo dúvidas que os jovens estudantes iam colocando.
No próximo dia 10 de abril, dada a relevância que os docentes atribuíram a esta atividade, realizar-se-á uma nova sessão para as turmas que não estiveram presentes.





Fernando Carvalho no AEOB

No dia 4 de março, o escritor Fernando Carvalho visitou a Escola Básica da Palhaça e a de Oliveira do Bairro, para apresentar o seu livro “A pior amiga”.
De uma forma descontraída e cativante, Fernando Carvalho encantou os jovens alunos ao apresentar-se como um homem com três profissões (professor, escritor e jornalista), ao falar do seu livro e da revista para a qual escreve (“Visão Júnior”) e ao partilhar algumas obras da sua preferência.
Houve ainda espaço para responder às perguntas curiosas dos alunos, que revelaram conhecer muito bem a obra, e para os autógrafos.
As professoras bibliotecárias agradecem ao escritor Fernando Carvalho este memorável momento.




sábado, 7 de março de 2015

Maria Sousa no AEOB

Durante o mês de janeiro, todas as escolas do 1º CEB do AEOB receberam a visita da escritora e ilustradora Maria Sousa, que veio divulgar o seu novo livro “Despertar”, sobretudo aos alunos do 4º ano.
Com a sua peculiar capacidade comunicativa e o seu jeito afetuoso, Maria Sousa conseguiu captar a atenção dos alunos, alertando-os para a temática abordada no livro: a agressividade entre crianças e jovens.
As crianças mostraram o seu interesse, fazendo perguntas reveladoras da sua curiosidade pela vida pessoal da autora e pelo conteúdo da obra.
A finalizar cada sessão, Maria Sousa fazia desenhos no quadro alusivos à obra e personalizava os autógrafos que as crianças pediam.
Os professores mostraram também o seu interesse e simpatia, dando a conhecer previamente a obra aos alunos, oferecendo à autora alguns trabalhos realizados pelos jovens estudantes e partilhando um lanche.
Foram momentos inesquecíveis, quer para a escritora quer para os alunos, que afirmaram nunca mais esquecer esta experiência.

Resultados da 1ª eliminatória da 7ª edição do Concurso de leitura em voz alta "Ouvir ler...Que prazer!"

No dia 25 de fevereiro, realizou-se a 1ª eliminatória do concurso “Ouvir ler…Que prazer!”, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.
Foi um momento de alguma ansiedade, habitual neste  tipo de eventos, mas também de saudável convívio entre os participantes das instituições escolares envolvidas: o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro(AEOB) e o Instituto de Promoção Social da Bairrada.
Os alunos do AEOB selecionados para a Final, que se realizará no dia 23 de abril, no mesmo espaço, são: Martim Barros e Luísa Vieira (1º ciclo), Ema Vieira, Gabriela Henriques e Filipa Silva (2º ciclo), Noélia Pinheiro (3º ciclo) e Joana Teixeira e Delfina Gonçalinho (secundário).
Parabéns e boa sorte para a Final!






terça-feira, 3 de março de 2015

9º edição do Concurso Nacional de Leitura 2014-2015

A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura decorrerá na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, no dia 16 de abril de 2015.
O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro far-se-á representar por doze alunos: 9 do 3º ciclo (Noélia Pinheiro, Francisco Ferreira, Maria Santos, Bárbara Belchior Ferreira, Maria Luís Martins Pereira, Maria João Pereira Fernandes, Mónica Matos, Valdir Coimbra e Vitor Correia) e 3 do Ensino Secundário (Rute Martins Neves, Carolina Santos Marques e Milene Marques).
Boas leituras!