quinta-feira, 12 de junho de 2014

O escritor sou eu...

No dia 4 de junho, a escritora Maria João Lopo de Carvalho visitou o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro para conversar com alguns alunos do 1º ciclo. Esta visita foi organizada pela biblioteca escolar, em parceria com as coordenadoras dos estabelecimentos de ensino e os professores titulares das turmas envolvidas, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e pelos livros.
Boa comunicadora e uma excelente contadora de histórias, Maria João Lopo de Carvalho proporcionou sessões animadas e do agrado dos alunos e professores que os acompanharam.
As professoras bibliotecárias agradecem à escritora e aos professores envolvidos pela disponibilidade e simpatia demonstradas.


quarta-feira, 11 de junho de 2014

Frasco de leitura - Sorteio


No âmbito da atividade “Frasco de leitura”, sugerida por  Rita Marques, docente  e colaboradora da biblioteca, realizou-se, nas bibliotecas do AEOB, o sorteio das frases significativas dos livros que os leitores foram lendo ao longo do ano e que colocaram num frasco para o efeito.
Os leitores contemplados receberam livros oferecidos pela Porto Editora.
Parabéns!


quarta-feira, 4 de junho de 2014

Encontro com a escritora Elisa Sá Costa

No dia 3 de junho, o Centro Escolar da Palhaça recebeu a visita da escritora Elisa Sá Costa que apresentou o seu livro História do Rei Livro e da Princesa Palavra. A autora contou a história, falou com os alunos, cantou com eles e forneceu-lhes máscaras de reis e princesas que aqueles decoraram a gosto. No final, autografou os livros aos seus mais recentes fãs.


Para quem quiser saber mais sobre esta obra e propostas de trabalhos divertidos pode visitar a página dinamizada por Elisa Costa em http://reinodaleitura.weebly.com.


Fica também o filme das sessões de ontem - abram-se as cortinas!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

III Percurso literário-cultural - "Ao encontro de José Régio e Camilo Castelo Branco"

No dia 24 de maio, realizou-se o III Percurso literário-cultural – “Ao Encontro de José Régio e Camilo Castelo Branco” - dinamizado pela biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.
Às 10h30, o grupo chegou a Vila do Conde para visitar a Casa de José Régio e o Museu das Rendas de Bilros. No primeiro local, pôde observar uma pequena parte da coleção de arte sacra que este escritor foi compilando ao longo da vida. (A maior parte encontra-se em Portalegre, na casa onde viveu enquanto lecionava.) No segundo, pôde deleitar-se com inúmeros trabalhos de rara beleza realizados por rendilheiras vila-condenses ao longo de várias décadas, e saber que, neste edifício, funciona a Escola de Rendas, que transmite às gerações mais novas esta antiquíssima arte de dedilhar os bilros.
Depois de uma pequena pausa para almoçar, a viagem continuou em direção a S. Miguel de Seide, localidade cheia de memórias do famoso escritor que aqui viveu e morreu. Foi aqui, na Casa de Camilo, que aconteceu o momento apoteótico da visita. O grupo foi conduzido por um guia que reunia simpatia, criatividade, humor e um excelente conhecimento da vida e obra de Camilo Castelo Branco. Não terá sido por acaso que este monumento foi distinguido com o "Prémio Melhor Museu 2006", atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM)!
Esta actividade revelou-se muito enriquecedora não só por ter possibilitado a descoberta e o contacto com espaços que refletem as vivências de dois grandes escritores portugueses mas também por ter proporcionado o convívio entre alunos, professores e auxiliares da acção educativa.

 

domingo, 1 de junho de 2014

O escritor/ilustrador sou eu...

No dia 28 de maio, a escritora e ilustradora Maria Sousa visitou o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro para conversar com alguns alunos dos 3º e 4º  anos. Esta visita foi organizada pela biblioteca escolar, em parceria com as coordenadoras dos estabelecimentos de ensino e os professores titulares das turmas envolvidas, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e pelos livros.
Maria Sousa, depois de se apresentar, contou as histórias “Os guardiões do Reino do Sol” e “A mata da avó Luísa", a que se seguiram momentos de representação e de realização de exercícios de desenho e pintura, que deixaram os jovens estudantes muito entusiasmados.  
Durante as sessões, os alunos divertiram-se com a forma simpática e descontraída com que a escritora/ilustradora interagiu com eles.
As professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro agradecem à escritora e ilustradora Maria Sousa este momento que se tornou tão especial para os aprendentes.