domingo, 14 de dezembro de 2014

Mês da Ciência


No âmbito do projeto Leituras & Conversas ao Pôr-do-Sol, tem estado a decorrer, na Escola Secundária de Oliveira do Bairro, a exposição Rómulo Gedeão – O Alquimista poeta (re) lembrado, com a qual se pretende divulgar a vida e obra de Rómulo de Carvalho/António Gedeão.
A escolha deste autor prende-se com o facto de a sua obra constituir uma simbiose entre a ciência (Rómulo de Carvalho) e a literatura (António Gedeão), vertentes que irão estar em destaque ao longo da implementação das atividades do projeto.
Esta exposição contempla uma mostra de livros – Rómulo fora de portas- cedida pelo Rómulo Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, que estará disponível para empréstimo até 20 de março.
No dia 28 de novembro, comemorou-se no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB) a Noite da Ciência, com a palestra Conversas ao pôr-do-sol alusiva ao tema Educação - A ciência e a tecnologia como parte da educação, realizada por Joaquim Almeida, docente do AEOB.
Nesta palestra foram divulgados os projetos/ atividades já desenvolvidos e a desenvolver no âmbito da ciência e dada relevância ao estudo e à motivação como factores determinantes para o desenvolvimento académico dos jovens.
Foi uma noite diferente: a comunidade veio à escola e pôde assistir a uma palestra e à demonstração de experiências nos laboratórios e em outros espaços, visitar uma exposição, observar a lua ao telescópio e degustar alguns pratos elaborados pelos alunos dos Cursos de Restauração e Cozinha.
Esta atividade, que foi do agrado de todos os intervenientes, deveria ser repetida ao longo do ano, pois permite dinamizar e dar a conhecer a escola de forma diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário