domingo, 30 de março de 2014

Semana da leitura e da poesia

Na semana de 17 a 21 de março, comemorou-se, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, a “Semana da Leitura e da Poesia”.
Ao longo da semana, as bibliotecas organizaram exposições de livros, poemas e trabalhos realizados pelos alunos e ofereceram “poemas doces” - que eram lidos no momento -  a todos os que lá se dirigiram.  Houve também a participação do grupo de teatro do IEC, que veio às escolas declamar poemas.
Um grupo de alunas do 9º ano, acompanhadas pela professora bibliotecária, empenharam-se em levar “Poesia à porta” e entraram em estabelecimentos comerciais e institucionais de Oliveira do Bairro, enchendo estes espaços de musicalidade poética.
Com as atividades “Poesia a corar” e “Poemas proclamados” os alunos do 1º ciclo tiveram oportunidade de criar textos poéticos e de recitar e ouvir poemas consagrados.
Na biblioteca da Escola Secundária, decorreu, no dia 24, a atividade “Ao ritmo da poesia”, patrocinada pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. Este espetáculo foi muito elogiado pelos participantes. Os animadores, um dançarino, um cantor de rap e beatbox e um humorista, com a colaboração entusiástica do público (alunos de 9º ano), declamaram e cantaram poemas conhecidos dos alunos, passando-lhes a mensagem de que a poesia pode ser divertida. De salientar que o grupo que atuou enalteceu o comportamento e a grande interação dos alunos que assistiram.
À semelhança dos anos anteriores, notou-se uma participação bastante animada e empenhada da comunidade educativa. Muitas vezes, as atividades realizadas fora da sala de aula são mais proveitosas, permitindo aos alunos uma aprendizagem, sobretudo a nível do respeito pelos valores, mais eficaz.
Dada a avaliação positiva da “Semana da Poesia”, consideramos pertinente continuar a desenvolvê-la no próximo ano letivo.




Sem comentários:

Enviar um comentário