domingo, 15 de dezembro de 2013

O escritor/ilustrador sou eu...

     No dia 09 de dezembro, dia da abertura da feira do livro, a escritora e ilustradora Maria Sousa esteve no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro a apresentar o seu mais recente livro - “A mata da avó Luísa”. Esta visita foi organizada pela biblioteca escolar, em parceria com o departamento de Línguas, com o objectivo de desenvolver o gosto pela leitura e pelos livros.
      Nas cinco sessões programadas, quatro na biblioteca da Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, para os alunos do 5º ano, e uma na biblioteca da Escola Básica Integrada Dr. Fernando Peixinho, para os alunos do 4º ano, a autora apresentou-se como autodidata e mais vocacionada para a ilustração. A história foi contada por palavras suas, de uma forma cativante, mostrando o livro impresso e digital. Na segunda parte da apresentação, a autora dramatizou a obra, pedindo aos alunos para serem as personagens. Todos responderam entusiasticamente ao desafio e se empenharam em dar o seu melhor. Por último, houve ainda tempo para perguntas e autógrafos.
      Em Oiã, os alunos tiveram a oportunidade de ver a autora desenhar uma das paisagens do livro e explicar como se desenha em perspectiva.
    Maria Sousa demonstrou grande simpatia e enorme boa vontade, realizando ainda uma sessão extra para alunos da Educação Especial. 
    Esta passagem da autora pela biblioteca do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro proporcionou um dia muito agradável e enriquecedor a todos os que com ela contactaram.

O escritor sou eu...

   No dia 12 de dezembro, o escritor Domingos Amaral visitou a Escola Secundária do AEOB para conversar com os alunos sobre o seu processo de escrita e apresentar algumas das suas mais recentes obras. 
   Bom comunicador, Domingos Amaral conquistou a atenção da plateia. O interesse e a curiosidade pelos temas e enredos dos livros apresentados foram evidentes. 
   Foi uma aula diferente.



domingo, 1 de dezembro de 2013

Conversas ao pôr-do-sol - "Distúrbios alimentares na adolescência"

     No dia 29 de novembro realizou-se no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro a atividade "Conversas ao pôr-do-sol”. Este ciclo de palestras, que veio substituir o anteriormente designado “Conversas com chá”, tem como tema geral "Vida ativa saudável" e pretende, entre outros objetivos, recuperar a prática de jantar cedo que se foi perdendo. Para concretizar este bom hábito, a biblioteca escolar está a trabalhar em pareceria com o curso de Restauração, variantes Cozinha e Mesa/Bar. Os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos/práticas adquiridos em situação de aula, preparando a refeição e servindo os participantes. 
     O dinamizador desta palestra foi o Dr. Tiago Santos, médico psiquiatra do Hospital de Aveiro, que falou sobre os "Distúrbios alimentares na adolescência". Foram referidas algumas doenças do foro alimentar, muito comuns na adolescência, tais como a bulimia, a anorexia e a obesidade. Para mostrar as consequências de algumas destas doenças, visionaram-se fotografias de figuras públicas. 
     Bom comunicador, o palestrante agradou a todos os presentes e o interesse do tema refletiu-se no aumento de participantes, relativamente aos anos anteriores.
    De registar a ideia de que a beleza não tem um padrão único, muito ligado à indústria do cinema, da publicidade ou da moda … Todos podem ser belos, apesar das diferenças que os individualizam.