quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Visita da Dr.ª Teresa Calçada ao nosso Agrupamento


A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com sede em Lisboa, é coordenada pela Dr.ª Teresa Calçada, que tem vindo a desenvolver um trabalho de aproximação à realidade das bibliotecas escolares. Foi neste contexto, que no dia 30 de Janeiro, o Centro Escolar de Oliveira do Bairro foi alvo da sua visita.

A recebê-la estavam Laura Pires (vereadora da cultura), Cristina Calvo (bibliotecária municipal), Paula Figueiredo (da Biblioteca Municipal), Acácio Albuquerque (em representação da diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro), Isabel Nina (coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares), Angelina Cristino, Marisela Simões e Rosa Guerra (professoras bibliotecárias) e Paula Rainho (coordenadora do Centro Escolar de Oliveira do Bairro), que a acompanharam numa visita guiada às instalações, não só da biblioteca, mas de todo o espaço.
Na biblioteca, os alunos do 4º ano tinham preparado uma surpresa, que foi o momento mais marcante para a nossa convidada. Um a um foram declamando poemas, de sua própria autoria, elaborados na aula. A coordenadora da RBE ficou muito satisfeita com a surpresa e conversou animadamente com as crianças que, de uma forma desenvolta, responderam às questões colocadas.
Estiveram também presentes os “amigos da biblioteca”, alunos que colaboram, exemplarmente, em algumas das tarefas inerentes ao funcionamento da biblioteca, que foram muito elogiados pela Dr.ª Teresa Calçada.
Foi uma visita rápida, dada a agenda bastante preenchida da coordenadora da RBE, mas muito gratificante.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Concurso "7 dias, 7 dicas sobre os media"

    O concurso " 7 dias, 7 dicas sobre os media" é uma iniciativa do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
    Destina-se aos alunos do 4º ano (1º CEB), do 2º CEB e do 3º CEB e Secundário e tem como objetivos o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da internet e o respeito pelos direitos de autor.
    Consulta aqui o regulamento.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Conversas com Chá - "Como tornar o meu filho leitor"

    No dia 5 de dezembro esteve presente na biblioteca da Escola Básica de Oiã, no âmbito das "Conversas com Chá", a Prof.ª Doutora Ana Margarida Ramos (Universidade de Aveiro), que veio conversar com os pais/encarregados de educação sobre a leitura e a importância desta no desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças. 
  A nossa convidada desenvolveu o tema "Como tornar o meu filho leitor" como quem conta uma história, prendendo e encantando a assistência. À medida que discursava, ia transmitindo informações aos pais sobre como fazer para desenvolver nas crianças, quer o gosto e o prazer de ouvir ler, quer hábitos futuros de leitura. Realçou o contributo de contar histórias para a criação de laços afetivos não só com os pais/família, mas também com os livros. Estes hábitos são essenciais para a formação de leitores autónomos, proficientes e realizados. 
 Agradecemos à palestrante este serão bem passado, onde o convívio e a aprendizagem estiveram de mãos dadas.

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...