quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Conversas com Chá - Projeto Fénix


No dia 25 de janeiro realizou-se mais uma “Conversas com Chá”. O convidado foi o Dr. Júlio Castro, da Direção Geral de Educação, que está ligado a projetos que visam promover o sucesso escolar e também a igualdade de oportunidades. Um deles é o “Projeto Fénix”, que está a ser experimentado em algumas turmas, do 1º ao 3º CEB, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.
O Dr. Júlio Castro, de um modo informal, explicou, em breves traços, o que é e como funciona o “Projeto Fénix”. Este é direcionado para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou alunos de excelência.
O professor titular de turma identifica os alunos que apresentam dificuldades na aquisição dos conteúdos programáticos de Português e Matemática. Estes alunos são colocados temporariamente em “ninhos”, sob a orientação de um professor da mesma área curricular, que, em colaboração com o professor titular, orienta a sua ação privilegiando estratégias pedagógicas individualizadas, em que o aluno se sente apoiado e valorizado, para que consiga recuperar aprendizagens.
Estes "ninhos" funcionam em sincronia com as turmas “Fénix” e, logo que os alunos atingem o nível de desempenho previsto, regressam à turma. Este processo é dinâmico, o que permite flexibilidade ao longo do ano.
Também os alunos de excelência beneficiam com este projeto. Ao estarem inseridos num grupo mais homogéneo, sentem-se mais motivados a aprofundar competências e saberes.
Como habitualmente nestas “Conversas”, foram levantadas e esclarecidas algumas dúvidas, gerando-se um diálogo enriquecedor, até porque esta é uma temática que suscita o interesse dos pais e dos professores.
Fica aqui o agradecimento ao Dr. Júlio Castro pela disponibilidade e seriedade com que tratou o tema, correspondendo fortemente às expectativas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário