quinta-feira, 7 de março de 2013

Conversas com Chá - Educação Financeira é comigo


No dia 22 de fevereiro realizou-se mais uma "Conversas com Chá", desta vez na BE da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, com o convidado Sérgio Cruz, da Universidade de Aveiro, sob o tema "Educação financeira é comigo".
O Agrupamento de Escolas ofereceu o jantar, confecionado e servido pelos alunos do Curso Profissional de Restauração, assim como o chá e os biscoitos. Sob a orientação dos seus formadores, a sua excecional prestação revelou o profissionalismo necessário a futuros desempenhos.
Esta palestra permitiu a reflexão sobre um assunto que começa a ganhar cada vez mais importância em Portugal. É inquestionável que a má gestão do dinheiro traz repercussões negativas na vida das pessoas. Tal como diz John Kenneth Galbraith, "Nada estabelece limites tão rígidos à liberdade de uma pessoa quanto a falta de dinheiro". Quando não é feita uma boa gestão do dinheiro e as pessoas começam a viver em função das más escolhas que fazem, sejam elas de consumo ou de estilo de vida, tornam-se reféns das suas limitações financeiras. Por outro lado, quando as opções financeiras são tomadas de forma consciente, segura e responsável, para evitar a fraude e o endividamento crónico, os indivíduos vivem mais felizes e livres de fazer escolhas.

As escolas portuguesas não contemplam nos seus currículos a educação financeira, daí que a maioria dos portugueses seja iletrada nesta área. O momento de crise que o país atualmente atravessa constitui um verdadeiro desafio para muitos, agravado pela falta de informação e de conhecimento nesta área do saber.              
Mas será que os portugueses que têm acesso à Internet conhecem a existência deste site? É suficiente para a sua autoformação? Existe outro tipo de acções destinadas àqueles que não têm acesso à Internet?
              
 

Sem comentários:

Enviar um comentário