segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Diálogos Positivos



Na passada sexta-feira, dia 17 de fevereiro, a encerrar a Semana das Línguas, mas no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Química, aconteceram mais dois excelentes “Diálogos Positivos …sobre química”. Excelentes pois os nossos convidados brindaram-nos com duas palestras onde revelaram, com toda a clareza e de um modo muito acessível, alguns dos muitos conhecimentos que acumularam ao longo da vasta carreira. Falamos do Professor Doutor Hernâni Maia, jubilado da Universidade do Minho, e da sua esposa, Professora Doutora Raquel Gonçalves Maia, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O Professor Hernâni Maia falou de tarde, 14h 30, para os alunos do curso de ciências e tecnologias, sobre “As Origens do Universo e da Vida”. A ligação entre a Química e os sistemas biológicos foi destaque desta palestra, que permitiu aos alunos perceber muitas das aplicações tecnológicas resultantes da investigação científica que é feita actualmente na área da Química.


Os alunos e professores tiveram um espaço de diálogo com o professor Hernâni, após a apresentação do tema, para esclarecer dúvidas e clarificar ideias. No final, todos saíram mais ricos, uma riqueza imaterial mas muito importante pela sua utilidade, o conhecimento.

À noite, pelas 21 horas, foi a vez da Professora Doutora Raquel Gonçalves Maia, nos brindar com uma biografia comentada, aprofundada e revelando alguns segredos, da Prémio Nobel da Química e também da Física, Marie Curie. Apresentou-nos a mulher cientista, suas vivências e dramas, mas também nos revelou o lado feminino, humano e social desta importante mulher.

Ouviu-se com prazer e sem cansaço e, não fosse a necessidade de terminar, ainda agora lá estaríamos a dialogar, pois a interacção gerada entre palestrante e ouvintes, um dos grandes objectivos destes diálogos, foi plenamente conseguida.

No final todos concordaram que foram momentos de partilha com muito interesse.

Aos nossos convidados, e também ao público presente, os nossos melhores agradecimentos.

Até aos próximos Diálogos, a 23 de Março, às 21h na Escola Secundária de Oliveira do Bairro, com o Professor Doutor João Paiva.



Joaquim Almeida e Rosa Guerra

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Conversas com Chá

   No dia 27 de janeiro, decorreu na biblioteca da EBOB mais uma “Conversas com Chá”. A convidada foi a Doutora Luísa Romão, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que nos veio falar do “metabolismo do RNA mensageiro, do seu controlo de qualidade e relevância nas doenças genéticas e cancro”. Antes de introduzir este tema ligado à sua área de investigação, fez uma breve apresentação dos seis Departamentos que integram o Instituto (Alimentação e Nutrição, Doenças Infecciosas, Epidemiologia, Genética, Promoção da Saúde e Doenças Crónicas e Saúde Ambiental) e das seis Unidades do Departamento de Genética: Genética Médica, Citogenética, Genética Molecular, Bioquímica Genética, Diagnóstico Precoce, Tecnologia e Inovação e Investigação e Desenvolvimento. É na Unidade de Genética Molecular que a Doutora Luísa Romão tem desenvolvido o seu trabalho como investigadora principal. 
   Falou-nos depois dos múltiplos passos envolvidos no processo de expressão génica nas células huma-nas, em que os RNA mensageiros são um intermediário fulcral. O conhecimento destes processos, desde a transcrição do DNA até à tradução do RNA em proteínas, para ser realizado sem erros, obedece a mecanismos de controlo específicos mas muito complexos. O domínio laboratorial destes mecanismos, objecto das investigações deste grupo de trabalho, visa contribuir para esclarecimento de mutações que possam levar ao aparecimento de doenças genéticas ou oncológicas, conhecer a sua fisiopatologia e conduzir ao desenvolvimento de terapias específicas. 
   Foi uma conversa agradável que nos permitiu, de uma forma descontraída, ficar a conhecer o que de mais inovador está a ser feito para que, dentro de pouco tempo, a cura para os vários tipos de cancro, quando detetados numa fase precoce, seja uma realidade.
   No próximo dia 9 de março, às 21h00, na biblioteca da ESOB, o médico otorrinolaringologista dos HUC, Dr. José Romão, ir-nos-á falar sobre “Vertigem”.