segunda-feira, 9 de abril de 2012

Diálogos Positivos… com química


A finalizar os “Diálogos Positivos… com química”, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Química, tivemos na sexta-feira, dia 23 de março, o professor da Faculdade de Ciências do Porto, Doutor João Paiva que veio falar de ”Química, Educação e Poesia” para todos os que quiseram e puderam estar presentes no auditório da Escola Secundária de Oliveira do Bairro. 


Antes de iniciar a palestra, os alunos do nono ano brindaram o nosso convidado, professor João Paiva, com a declamação de alguns poemas da autoria do mesmo, em que, através de adivinhas, pretende dar a conhecer os elementos da tabela periódica. Foi a nossa surpresa, nesta semana da poesia, para o convidado.
O professor João Paiva agradeceu e mostrou o excelente comunicador que é e, de uma forma descontraída, divertida mesmo, levou-nos pelos caminhos da ciência através dos poemas que compôs relacionados tanto com a sua área, a química, como também pelos meandros da educação. A educação que damos aos nossos filhos, aos nossos alunos, aos nossos jovens. A educação que tivemos dos nossos pais, dos nossos professores e que pode ou não estar desatualizada. A educação que pretendemos dar aos nossos filhos, alunos, jovens cuja sociedade é tão diferente, ou nem por isso, da sociedade que já foi ou daquela que virá.
Convidando sempre o público a intervir e questionando de forma divertida, provocou alguns sorrisos mas, sobretudo, deu-nos pensamentos em que devemos refletir e dialogar, quer com os professores e pais quer, principalmente, com os jovens. Deu-nos uma visão otimista da juventude que depende, em grande parte, das orientações que os adultos, pais e professores, lhes oferecerem.
Foi um serão agradável e prometedor, ficando o desejo de ouvi-lo novamente. A ver vamos.
O nosso agradecimento a todos os que nos acompanharam nestes diálogos que cremos e queremos sempre… positivos.
Rosa Guerra e Joaquim Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário