sábado, 4 de fevereiro de 2012

Conversas com Chá

   No dia 27 de janeiro, decorreu na biblioteca da EBOB mais uma “Conversas com Chá”. A convidada foi a Doutora Luísa Romão, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que nos veio falar do “metabolismo do RNA mensageiro, do seu controlo de qualidade e relevância nas doenças genéticas e cancro”. Antes de introduzir este tema ligado à sua área de investigação, fez uma breve apresentação dos seis Departamentos que integram o Instituto (Alimentação e Nutrição, Doenças Infecciosas, Epidemiologia, Genética, Promoção da Saúde e Doenças Crónicas e Saúde Ambiental) e das seis Unidades do Departamento de Genética: Genética Médica, Citogenética, Genética Molecular, Bioquímica Genética, Diagnóstico Precoce, Tecnologia e Inovação e Investigação e Desenvolvimento. É na Unidade de Genética Molecular que a Doutora Luísa Romão tem desenvolvido o seu trabalho como investigadora principal. 
   Falou-nos depois dos múltiplos passos envolvidos no processo de expressão génica nas células huma-nas, em que os RNA mensageiros são um intermediário fulcral. O conhecimento destes processos, desde a transcrição do DNA até à tradução do RNA em proteínas, para ser realizado sem erros, obedece a mecanismos de controlo específicos mas muito complexos. O domínio laboratorial destes mecanismos, objecto das investigações deste grupo de trabalho, visa contribuir para esclarecimento de mutações que possam levar ao aparecimento de doenças genéticas ou oncológicas, conhecer a sua fisiopatologia e conduzir ao desenvolvimento de terapias específicas. 
   Foi uma conversa agradável que nos permitiu, de uma forma descontraída, ficar a conhecer o que de mais inovador está a ser feito para que, dentro de pouco tempo, a cura para os vários tipos de cancro, quando detetados numa fase precoce, seja uma realidade.
   No próximo dia 9 de março, às 21h00, na biblioteca da ESOB, o médico otorrinolaringologista dos HUC, Dr. José Romão, ir-nos-á falar sobre “Vertigem”.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...