segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"Conversas com Chá" - Biotecnologia

   Foi na biblioteca da Escola Básica Integrada Dr. Fernando Peixinho que esta conversa teve lugar. O nosso convidado, o Doutor Lino Ferreira, investigador do BIOCANT, veio falar-nos do conceito de biotecnologia e da sua importância na indústria farmacêutica, bem como no nosso quotidiano.
 Foi interessante o diálogo estabelecido entre a assistência e o palestrante, o que revela  a curiosidade   por temas científicos atuais e de vanguarda. Notou-se que ouvir falar um especialista nesta matéria, poder questioná-lo de imediato, é mais cativante do que assistir apenas, por exemplo, a um documentário.
 Mais uma vez queremos agradecer a todos os que ofereceram um pouco do seu tempo para nos acompanharem neste "Chá". Contamos com a presença de todos na próxima conversa a realizar na biblioteca da Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, no dia 27 de janeiro, com o título:  "A vida do RNA mensageiro (mRNA) e sua relevância nas doenças genéticas e cancro".



"À conversa com..."

     No passado dia 23 de novembro os alunos do 6º ano da Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo tiveram oportunidade do conversar pessoalmente com a autora dos livros da coleção "Os primos".
     Mafalda Moutinho dedica-se à escrita desde 2001, altura em que iniciou esta coleção, que vai já em nove livros. Esta coleção relata as aventuras por que passam três primos. São aventuras atuais que decorrem em cenários internacionais e que misturam elementos de fição com elementos da história, geografia e outras ciências.
    Foi criado um site de apoio à leitura desta coleção (http://www.osprimos.com/), onde são disponibilizados vídeos promocionais, fichas de leitura, contatos da autora. Neste site é possível descarregar o primeiro capítulo dos livros editados. Quem gostar terá de comprar a obra para ler o resto!
    Foi um momento de partilha muito interessante em que a autora apresentou o site, respondeu a questões, falou da investigação e leituras que faz para escrever estes seus livros: para escrever livros é preciso ler muito!




terça-feira, 8 de novembro de 2011

Diálogos Positivos

        No âmbito da comemoração do "Ano Internacional da Química", decorrerá, no auditório da ESOB, na próxima sexta-feira, a palestra "Livros com Química", dinamizada pelo Doutor Sérgio Rodrigues, da Universidade de Coimbra.
        Dirigida a  pais, alunos e professores, esta atividade é uma parceria entre a Biblioteca do AEOB e a disciplina de Físico-Química.


Resumo
       "A química, assim como o conhecimento e prática desta ciência, está presente em muitas obras literárias e em alguns dos mais importantes livros da história da humanidade. Para além dos químicos como personagens e dos aspectos técnicos, históricos e sociais, a química tem muitas vezes sido usada como imagem e metáfora. É relevante a presença da química na Bíblia, em Os Lusíadas de Luís de Camões, nas obras de Shakespeare, nas Afinidades Electivas de Goethe, em O Capital de Carl Marx e nos livros de Conan Doyle, Stevenson, Isaac Asimov, Primo Levi, assim como em vários outros autores e obras mais recentes como o Harry Potter de J. K. Rowling. Também em Eça de Queirós, Fernando Pessoa, António Gedeão e Vitorino Nemésio, por exemplo, podemos encontrar ligações químicas, as quais emergem dos contactos que estes autores tiveram com esta ciência e as suas realizações, assim como da memória da tecnologia e condições de vida do mundo em que viveram.
         No ano de 2011, em que se comemora o Ano Internacional da Química e celebram as realizações desta ciência ao serviço da humanidade e da melhoria das condições de vida das pessoas, vamos, no decurso desta palestra, viajar pela literatura em busca das marcas directas e indirectas da química na nossa vida e na dos nossos antepassados. Para além das obras e autores já referidos, poderão ser abordados outros, sendo bem vindo o diálogo com o público presente."

Sérgio Rodrigues
Professor auxiliar no Departamento de Química da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...