sábado, 30 de abril de 2011

V Percurso Literário - "Ao Encontro de António Gedeão / Rómulo de Carvalho"




Este é um dos 7 documentários intitulados "Rómulo de Carvalho e o seu amigo António Gedeão", que se encontram disponíveis no site http://www.youtube.com/ .

terça-feira, 26 de abril de 2011

Livros para a 3ª Eliminatória do "Concurso de Leitura em Voz Alta"

1º Ciclo

Título: O Velho e os Pássaros
Autor: António Mota
Editor: Gailivro


2º Ciclo

Título: A Casa das Bengalas
Autor: António Mota
Editor: Texto Editores


3º Ciclo

Título: Voa Comigo
Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez
Editor: Editorial Presença


Secundário

Título: O Apocalipse dos Trabalhadores
Autor: Valter Hugo Mãe
Editor:Quidnovi


     Estes são os livros que os concorrentes deverão ler para se prepararem para  a 3ª Eliminatória do "Concurso de Leitura em Voz Alta", que se realizará no dia 18 de Maio, às 15h00, na Biblioteca Municipal.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

"Concurso de Leitura em Voz Alta"

2ª Eliminatória do "Concurso de Leitura em Voz Alta"

    A 2ª Eliminatória do "Concurso de Leitura em Voz Alta" realizou-se no dia 30 de Março na Biblioteca da  Escola Sede  e no dia 6 de Abril no IPSB.
    A prova, que contou com a leitura de um excerto de cada um dos livros seleccionados para o 1º, 2º e 3º Ciclos e Secundário, respectivamente, Dez dedos dez segredos, de Maria Alberta Menéres, As fadas, de Antero de Quental, O mundo em que vivi, de Ilse Llosa e Livro, de José Luís Peixoto, foi sujeita à avaliação de um júri composto por cinco elementos: Maria João Lopes, assistente técnica de biblioteca e documentação da B.M. de Oliveira do Bairro; Luís Pessegueiro, professor do AEOB; Rosa Teixeira, professora do IPSB; Armor Mota, escritor bairradino e Joaquim Granjeia, poeta e declamador.


    Os concorrentes demonstraram, mais uma vez, um grande à-vontade perante o júri e bom domínio nos vários parâmetros em que foram avaliados (audibilidade, articulação, regras de pontuação, entoação e expressividade).



    Agradecemos aos concorrentes, encarregados de educação e ao júri e ficamos a aguardar os resultados.

domingo, 3 de abril de 2011

"Conversas com Chá"



     “A forma dos sons: do canto das aves à música ocidental” foi o título de mais uma “Conversas com Chá”, desta vez, realizada na Biblioteca do Centro Escolar da Palhaça.

     Esta conversa, imbuída de cantos de pássaros de vários pontos do mundo, foi dinamizada pela Doutora Carlota Simões. Foi interessante verificar que as melodias entoadas por pássaros de regiões longínquas, como por exemplo, a Amazónia, estão presentes em muitas composições musicais.

     A Biblioteca do Centro Escolar da Palhaça é um espaço agradável e acolhedor, que nos permitiu também apreciar a magnífica exposição de  chapéus realizados pelos alunos com materiais reciclados.
      Este ciclo de conversas está a chegar ao fim. No dia 6 de Maio realizar-se-á no IEC a última conversa deste ano lectivo.
     Até lá, boas leituras/conversas!