quarta-feira, 30 de março de 2011

Semana da Leitura e da Poesia

       A leitura e a poesia foram o pretexto para uma semana cheia de acção no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro: Sarau “Ao Sabor da Poesia”, “Poesia na 1ª Pessoa”, “Poemas à Solta”, “Doce Poesia”, “Poesia a Corar”… Decorreu de 19 a 26 de Março e foi promovida pela Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro.

       A abrir esta semana realizou-se o Sarau “Ao Sabor da Poesia”, no dia 19, entre as 20h30 e as 23h00, no Centro Cultural Prof. Élio Martins. No átrio deste edifício, a receber os convidados estavam os alunos do Curso Profissional de Animação Sociocultural, com um fascinante número de mimos. Às 21h00 iniciou-se o espectáculo de palco, com a participação de alunos, professores e encarregados de educação, que recitaram, dramatizaram, dançaram e cantaram. O Grupo “Melodias do Levira” também participou neste evento, interpretando melodiosas canções de cariz popular.

   
      Por no dia 19 se comemorar o “Dia do Pai”, a Associação de Pais uniu-se à organização deste sarau, oferecendo uma flor a cada pai, com um poema colectivo da autoria das crianças do Jardim de Infância de Oliveira do Bairro.
      Foi um serão agradável e surpreendente, brindado com magníficas participações e com uma numerosa e entusiástica assistência.
      Nos dias 22, 23 e 24 a escritora Rosinda Oliveira falou aos alunos do 7º e 9º anos da beleza e importância das palavras no texto poético, declamou alguns dos poemas do seu mais recente livro “À Lareira do Tempo” e convidou os alunos a participarem nesta leitura.

    No dia 24, os declamadores Joaquim Granjeia e Manuel Costa, do Grupo Cultural da Mamarrosa, visitaram as cinco bibliotecas do Agrupamento, recitando, com mestria, alguns dos poemas mais conceituados da literatura portuguesa.
     Esteve patente ao longo da semana, nas bibliotecas do Agrupamento, uma exposição de poemas realizados pelos alunos. Houve também “doce poesia” (poemas com rebuçados), oferecidos aos alunos, professores e funcionários que os declamassem. Claro que ninguém se recusou a fazê-lo!
     Os alunos do 1º CEB e da Educação Pré-escolar foram mais uma vez convidados a participar na actividade “Poesia a corar”, realizando poemas colectivos e individuais, que estiveram expostos nas bibliotecas dos Centros Escolares.

No bar e na cantina a poesia também se fez sentir, quer nos tabuleiros, quer nos sacos usados para o pão, com poemas realizados pelos alunos que, no ano lectivo anterior, participaram na actividade “Poesia a corar”.
      Foi uma semana que proporcionou momentos culturais enriquecedores para toda a comunidade escolar. Um agradecimento aos professores, alunos, assistentes administrativos e operacionais, bem como aos encarregados de educação que colaboraram na dinamização das actividades e a todos aqueles que as puderam aproveitar.
      Os nossos agradecimentos também à União Desportiva, Cultural e Recreativa do Silveiro pela cedência do espaço (Centro Cultural Prof. Élio Martins) e dos recursos humanos que muito contribuíram para o sucesso da actividade.

"Conversas com Chá" - A forma dos sons: do canto das aves à música do século XX


quarta-feira, 16 de março de 2011

"Conversas com Chá" - Matemática para Pais

     Decorreu no dia 11 de Março, na Biblioteca do IPSB, mais uma sessão das nossas "Conversas com Chá".
     As convidadas foram as Doutoras Rosa Amélia e Andreia Hall, da Universidade de Aveiro, que, de uma forma muito prática, nos mostraram que a Matemática se encontra nos objectos que nos rodeiam.
     Foi com satisfação que a assistência realizou os jogos e as brincadeiras propostos e, mesmo sem querer, adquiriu/relembrou alguns conhecimentos de Matemática, concluindo-se, desta forma, que afinal esta disciplina não é tão inacessível como comummente se pensa.

     Ficamos a aguardar a próxima conversa intitulada "A forma dos sons:do canto das aves à música do século XX", que se realizará no dia 01 de Abril no Centro Escolar da Palhaça.
     Até lá, boas leituras/conversas!