sábado, 26 de fevereiro de 2011

"Conversas com Chá" - O Herbário da Universidade de Aveiro



     No dia 18 de Fevereiro, decorreu mais uma “Conversas com Chá”,  na Biblioteca do Centro Escolar de Oliveira do Bairro. Desta vez, a convidada foi a Prof.ª Doutora Rosa Pinho, responsável pelo Herbário da Universidade de Aveiro.

     A conversa girou à volta do conceito de herbário e da sua importância. O Herbário da Universidade de Aveiro foi criado em 1977 e o objectivo inicial era recolher apenas a flora da região. Posteriormente, este propósito foi alargado a outras regiões do país.

     Esta colecção de plantas e sementes secas serve como documentação para o estudo da Botânica e, muitas vezes, como forma de repor na natureza as espécies que, entretanto, se vão extinguindo.

     Por este ser o Ano Internacional das Florestas, mereceu também atenção a floresta portuguesa: as transformações de que tem sido alvo ao longo dos tempos, os erros que têm sido cometidos, as medidas que já foram tomadas e as que urge implementar para salvaguardar o que resta.

     Estas “Conversas” permitem também dar a conhecer as bibliotecas das várias escolas do Agrupamento, todas elas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares. São espaços aprazíveis e acolhedores, bem equipados, promotores da autonomia e da construção do conhecimento.

     Já contamos com um público fiel, no entanto gostaríamos de conquistar mais participantes, sobretudo aqueles para quem estes encontros foram criados: os pais/ encarregados de educação.

     Para este público tão especial, aqui fica o convite:


     As professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro têm a honra de convidar V.ª Ex.ª para a próxima “Conversas com Chá”, subordinada ao tema “Matemática para Pais”, que será dinamizada pelas Prof.ªs Doutoras Rosa Amélia e Andreia Hall, da Universidade de Aveiro, no dia 11 de Março, às 21h00, na Biblioteca do IPSB.

     Até lá...
    Boas Leituras...ou "Conversas"!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Conversas com Chá"

  Assuntos a serem desenvolvidos nas “Conversas com Chá” do dia 18 de Fevereiro, a realizar na Biblioteca do Centro Escolar de Oliveira do Bairro, às 21h00:
  1- O que é um herbário e qual a sua importância. O Herbário da Universidade de Aveiro - um valioso património.
 2-A floresta em Portugal - breve historial e evolução.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

"Concurso de Leitura em Voz Alta" - 2ª Fase

Divulgação das obras



     Estas são as obras que os concorrentes seleccionados na 1ª Fase deverão ler para se prepararem para a 2ª Fase do "Concurso de Leitura em Voz Alta", a realizar na Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo , no dia 30 de Março, às 15h00.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"Concurso de Leitura em Voz Alta" - 1ª Fase

     A 1ª Fase da 3ª Edição do “Concurso de Leitura em Voz Alta”, concebido e organizado pela Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro e destinado aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário, realizou-se no dia 26 de Janeiro, quarta-feira, à tarde (para não colidir com as actividades lectivas), na Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB).

     Promover o gosto e o prazer da leitura, fomentar o contacto com obras de autores de Língua Portuguesa, proporcionar o convívio entre os participantes e educar para a competitividade saudável entre os jovens são os principais objectivos deste concurso.
Júri
Da direita para a esquerda: Maria João Lopes, assistente técnica de biblioteca e documentação da B.M. de Oliveira do Bairro; Luís Pessegueiro, professor do AEOB; Rosa Teixeira, professora do IPSB; Armor Mota, escritor bairradino; Joaquim Granjeia, declamador.



     O júri, que será o mesmo nas três fases do concurso,  avaliou a prestação dos concorrentes dos vários ciclos (de 0 a 10 pontos) nos seguintes parâmetros: audibilidade, articulação/dicção, entoação, regras de pontuação e expressividade. Todos os concorrentes, apesar do nervosismo, demonstraram um grande sentido de responsabilidade e bom desempenho, no entanto, apenas os vinte que atingirem a melhor pontuação passarão à fase seguinte.

Alunos do 2º e 3º Ciclos e Secundário
Alunos do 1º Ciclo e Encarregados de Educação

     As professoras bibliotecárias agradecem a todos os concorrentes, por terem tido a coragem de se expor perante os colegas e o júri; aos pais e encarregados de educação, por possibilitaram a participação dos seus educandos e aos elementos do Júri, por terem aceitado amavelmente o nosso convite para avaliarem os concorrentes.