segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

sábado, 22 de janeiro de 2011

"Conversas com Chá" - A Física da Música





Doutor  Rui Vilão / Universidade de Coimbra

     As Conversas com Chá, promovidas pelas Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro em parceria com o IEC e com a Biblioteca do IPSB, começam a ser já uma referência nas noites de sexta-feira (uma sexta-feira por mês).
     Como é sabido, estas “Conversas” destinam-se a trazer os pais e encarregados de educação à escola, é para eles que temos tido o cuidado de variar os temas, de modo a que sejam do agrado da maioria. Ainda não conseguimos totalmente esse objectivo mas achamos que devemos continuar.
     No dia 22 de Janeiro, tivemos mais uma CONVERSA, desta vez na Biblioteca da EBI Dr. Fernando Peixinho, em Oiã, com a presença do Doutor Rui Vilão, um jovem doutorado em Física e ao mesmo tempo um apaixonado pela música. Foi com agrado que o ouvimos falar de Física, que o ouvimos falar de Música e que o ouvimos tocar uns acordes para exemplificar aquilo que dizia.
     Fica o agradecimento a todos os presentes e o convite à comunidade educativa para a próxima “CONVERSA COM CHÁ”, que será a 4 de Fevereiro, com o tema “Plantas Medicinais”, no Centro Escolar de Oliveira do Bairro.

     Até lá…
     Boas Leituras…ou “Conversas”.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Conversas com Chá

" O objectivo desta palestra é tentar demonstrar que a Física do som condiciona aspectos essenciais do discurso musical. Tal como a anatomia do aparelho fonador condiciona a linguística, impondo características comuns a todas as línguas humanas (por exemplo, a qualidade e quantidade de vogais e consoantes que podem ser emitidas), também as leis da acústica física estabelecem padrões que de alguma forma determinam a construção das escalas musicais."

Contamos com a vossa presença para tomar chá.

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...