domingo, 19 de junho de 2011

Final do "Concurso de Leitura em Voz Alta"



    No passado dia 9 de Junho, realizou-se a Final da 3ª Edição do “Concurso de Leitura em Voz Alta”, no Centro Cultural Prof. Élio Martins.
    Esta actividade foi concebida e organizada pela Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro com os objectivos de fomentar o gosto e o prazer da leitura, promover o contacto com obras de autores de Língua Portuguesa, proporcionar o convívio entre os participantes e educar para a competitividade saudável entre os jovens.
    Ao longo do ano realizaram-se três eliminatórias, onde participaram 104 alunos distribuídos por todos os ciclos do ensino básico e pelo ensino secundário das duas instituições escolares envolvidas: o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB) e o Instituto de Promoção Social de Bustos (IPSB).
    Nestas eliminatórias, repartidas pelos três períodos lectivos, foram-se apurando os melhores leitores, até aos cinco finalistas. Era divulgada uma obra, com um mês de antecedência, e a prova consistia na leitura de um excerto.
    Os livros seleccionados para as várias eliminatórias faziam parte do Plano Nacional de Leitura. Para a Final, os alunos do 1º ciclo leram “O Capuchinho Cinzento”, de Matilde Rosa Araújo; os do 2º ciclo, “ Ismael e Chopin”, de Miguel Sousa Tavares; os do 3º ciclo, “Vento, Areia e Amoras Bravas”, de Agustina Bessa-Luís; os do secundário, “O Anjo Branco”, de José Rodrigues dos Santos.
    O júri das três eliminatórias, constituído por cinco elementos - Luís Pessegueiro, professor do AEOB; Rosa Teixeira, professora do IPSB; Armor Mota, escritor bairradino, Joaquim Granjeia, poeta e declamador; Maria João Lopes, assistente técnica de biblioteca e documentação da Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro - avaliou a prestação dos concorrentes dos vários ciclos (de 0 a 10 pontos) nos seguintes parâmetros: audibilidade, articulação/dicção, entoação, regras de pontuação e expressividade. Integraram o júri da Final  a Chefe de Divisão de Bibliotecas e Museus e Coordenadora da Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro, Cristina Calvo, e os escritores bairradinos, Armor Pires Mota e António Ramísio.
    Para cada nível de ensino foram definidos três prémios: MP5 Player, para os primeiros lugares, e jogos didácticos para os segundos e terceiros. Todos os premiados receberam um diploma de participação e uma colecção de livros. Os prémios foram adquiridos com o apoio das Juntas de Freguesia de Oliveira do Bairro, Oiã, Bustos, Troviscal e Palhaça e da Câmara Municipal.
    O espectáculo iniciou-se com um excepcional número de raios laser dinamizado por Joaquim Almeida, professor de Físico-Química do AEOB e um dos responsáveis pelo Departamento Educativo e de Comunicação da Fábrica Ciência Viva, em Aveiro. Seguiu-se a prestação dos concorrentes, que se foi alternando com participações de vários alunos convidados para dançar, cantar, tocar e dramatizar. A aluna Joana Teixeira (AEOB) dançou dança contemporânea; alunos do 7º B e C (AEOB) representaram duas peças - “Eva Borralheira do Século XXI” e “Branca de Neve” - sob orientação da professora de Teatro, Ana Ferreira; alunos do 8º G (AEOB) representaram a peça “Direitos Humanos”, orientados pela professora de Área de Projecto, Nazaré Freitas; os alunos Maria Eduarda Mota e Marco Silva (IPSB) interpretaram um tema da banda "Delfins"; as alunas Catarina Martins e Daniela Martins (AEOB) tocaram duas peças para clarinete e o quarteto de cordas da Escola de Artes da Bairrada (Mariana Oliveira Inês Oliveira e Laura Oliveira – violinos - e António Cardoso - violoncelo) interpretaram Bach e Goug Spata.
    Sob grande expectativa, dada a grande qualidade das provas, foram anunciados os vencedores dos vários níveis de ensino. Ficaram colocados, nos primeiros lugares, Bruna Ferreira (1º Ciclo - IPSB), Delfina Gonçalinho (2º Ciclo - AEOB), Diana Oliveira (3º Ciclo - AEOB) e Jéssica Ferreira (Ensino Secundário - AEOB); nos segundos lugares, Daniela Ferreira (1º Ciclo - IPSB), Ana Oliveira (2º Ciclo – IPSB), Cláudia Guedes (3º Ciclo – IPSB) e Inês Picanço (Secundário – IPSB); nos terceiros lugares, Flandrea Palabra (1º Ciclo – IPSB), Joana Teixeira (2º Ciclo – AEOB), Diogo Henriques (3º Ciclo – AEOB) e Nídia Quintela ( Secundário – AEOB).
    A Biblioteca agradece o contributo das Juntas de Freguesia de Oliveira do Bairro, Oiã, Toviscal, Bustos e Palhaça e da Câmara Municipal para a aquisição dos prémios.
    Parabéns aos vencedores e um agradecimento muito especial a todos os concorrentes do AEOB e aos alunos e professores que participaram neste espectáculo, contribuindo para o seu êxito.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...