segunda-feira, 2 de maio de 2011

Biblio@aula em prática


Biblioteca
 Aconteceu na  Escola Básica Integrada de Oiã

Foi na Biblioteca, no âmbito do Bibli@ula (1) , que os alunos de 9º ano tiveram a sua aula de motivação para o trabalho a desenvolver em Área de Projecto: “Solidariedade com os idosos”.

A convidada foi a Dr.ª Mónica Teixeira, Directora Técnica do Centro de Apoio Social de Vila Nova, que se fez acompanhar por dois jovens estudantes universitários, estagiários do curso de Gerontologia (Bruno Portelada e Nicolas Dias).

Em linguagem simples e de uma forma bastante dinâmica, a Dr.ª Mónica Teixeira começou por apresentar aos alunos algumas das falsas ideias associadas ao conceito de envelhecimento e que urge desmistificar, por exemplo, a ideia de que é uma fase da vida exclusivamente ligada a declínios e perdas.

Seguidamente apresentou as respostas sociais que Portugal tem encontrado para as pessoas da faixa etária em causa, nomeadamente os lares de idosos, os lares para cidadãos dependentes, os centros de dia, os centros de convívio, o apoio domiciliário e o acolhimento familiar.

Houve ainda oportunidade para falar do trabalho de voluntariado exercido pelas pessoas que apoiam idosos no domicílio que se encontrem em situação de solidão e/ou isolamento, sem qualquer tipo de ajuda, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida.

Esta aula permitiu aos alunos familiarizarem-se com os conceitos de envelhecimento e de gerontologia, indispensáveis para desenvolverem melhor a etapa seguinte do trabalho, que vai ser a pesquisa e o tratamento da informação, com a finalidade de apresentarem um trabalho final de “investigação” sobre este tema.


(1) O Biblio@ula é um projecto da responsabilidade da biblioteca escolar. Tem como principal objectivo apoiar o professor na sala de aula, colaborando com ele na procura das estratégias mais adequadas à realização de aprendizagens eficazes e significativas. Pretende-se, deste modo, promover a aquisição de competências que contribuam para o desenvolvimento pessoal dos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário