sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conversas com Chá

     Aconteceu no passado dia 22 de Outubro, na ESOB, a primeira das “CONVERSAS COM CHÁ”, com o título “A Química do Amor”, dinamizada pelo Professor Doutor Paulo Ribeiro Claro da Universidade de Aveiro. A Escola recebeu o convidado com um jantar servido pelos nossos alunos do 12º ano do Curso Profissional de Restauração, que demonstraram dominar a arte e a técnica de bem servir. Parabéns à turma e aos professores que os orientam.

     As “Conversas com Chá” ir-se-ão desenvolver trimestralmente (num total de nove) e visam, sobretudo, aumentar a participação activa das famílias nas actividades da escola. É uma parceria entre as Bibliotecas Escolares do Concelho e o Instituto de Educação e Cidadania que se tem revelado uma mais-valia na promoção destas actividades culturais. A escola, como estrutura comunitária que é, deve envolver-se e envolver a comunidade onde está inserida para que os grandes objectivos da educação dos mais jovens sejam alcançados.


     Fica aqui também o nosso agradecimento a todos quantos quiseram estar presentes. Sabemos que não é fácil abdicar do aconchego da casa para vir à escola mas, a avaliar pela participação entusiástica da assistência, parece que o sacrifício valeu a pena.

     Aproveitamos apenas para divulgar que a próxima “CONVERSAS COM CHÁ” – “Os Novos Paradigmas da Gerontologia” - será a 19 de Novembro na Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo.

     Até lá,

     Boas Leituras!



domingo, 17 de outubro de 2010

Outubro - Mês das Bibliotecas Escolares

     Para esta ocasião especial propomos-te a actividade "Aprender Fazendo", com a qual esperamos que relembres algumas noções importantes e fiques a conhecer melhor a tua biblioteca.
     Faz o download da ficha e segue os passos que te vão sendo indicados.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO: "Estórias Republicadas.Impressões que fazem História"

    Para assinalar o centenário da República (1910-2010) vai decorrer no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro a exposição "Estórias Republicadas. Impressões que fazem História", da responsabilidade da Imprensa da   Universidade de Coimbra.
  Esta exposição, que conta com o apoio da Câmara Municipal, foi solicitada pela Biblioteca Escolar e " pretende ser um roteiro dos momentos mais marcantes da história da Imprensa da Universidade de Coimbra, desde o século XVI até aos nossos dias".
   Estará patente na Escola Secundária de Oliveira do Bairro, de 19 a 29 de Outubro, e poderá ser visitada por toda a comunidade, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 20h00.