segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Origami Book

BEM-VINDOS

Este ano lectivo traz muitas surpresas e muita inovação. Estas surpresas são, algumas, já conhecidas por todos. Outras são surpresas que a biblioteca irá, aqui, desvendando ao longo do ano. A inovação mais importante, como já todos devem ter percebido, é que, no concelho de Oliveira do Bairro, deixaram de existir três unidades de gestão –Agrupamento de Escolas de Oiã, Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e Escola Secundária de Oliveira do Bairro – passando a haver apenas uma: o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro. A criação deste agrupamento também provocou alterações neste blogue que a, partir de agora, é o blogue de todos os alunos do agrupamento e, por isso, das cinco bibliotecas que dele fazem parte.
A Biblioteca (as cinco) quer assim dar as boas-vindas a todos os alunos, desde os mais pequenos dos vários jardins-de-infância, aos mais crescidinhos que já vão ou já frequentam o 1º ciclo, passando pelos alunos dos 2º e 3º ciclos e não esquecendo os do secundário. Boas-vindas também aos adultos que frequentam os cursos do Centro Novas Oportunidades, EFA (Educação e Formação de Adultos) e RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências).
O ano lectivo teve início no dia 8 de Setembro, com a entrega dos diplomas aos alunos que terminaram os seus estudos (12º ano e adultos de EFA e RVCC). Segunda-feira dia 13 de Setembro é feita a recepção a todos os alunos do agrupamento, nas respectivas escolas, e terça-feira têm início as actividades lectivas.     
As bibliotecas estão apetrechadas com material específico para apoiar e ajudar cada aluno no seu percurso enquanto estudante e enquanto pessoa. As professoras bibliotecárias têm formação e experiência para orientar e/ou esclarecer dúvidas que possam surgir. A Biblioteca é um espaço para ser usufruído por todos. 
Quando tiveres dúvidas, quando não souberes como obter resposta, quando te sentires perdido, vai à Biblioteca. Podes não encontrar exactamente aquilo que procuras mas, de certeza que te darão “um mapa” ou um "GPS" que te orientará para o caminho a seguir de forma o obteres a informação de que necessitas.

Um bom ano para todos repleto de boas leituras!

sábado, 11 de setembro de 2010

Concurso "Há Vida na Biblioteca"

   Já é conhecida a escola distinguida pelo júri do Concurso "Há Vida na Biblioteca", promovido  pela Rede de Bibliotecas Escolares, pelo Plano Nacional de Leitura e pela Visão Júnior com o objectivo de dar a conhecer o que se passa nas bibliotecas, permitindo aos concorrentes treinar ferramentas utilizadas diariamente pelos jornalistas.
   Houve mais de setenta escolas a participar, entre elas a Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, e a vencedora foi a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Santa Marta de Penaguião.

   Divulgamos aqui o trabalho das nossas concorrentes "As BMJ" (Beatriz Viegas, Joanne Batista e Magalie Oliveira).
    Parabéns!