quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Concurso "Corte na Comida Plástica"

    No âmbito da comemoração do "Dia Mundial da Saúde", o projecto "Educação para a Saúde" lança o concurso "Corte na Comida Plástica".
   Consulta o regulamento.



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Dia dos Namorados na nossa Escola


O Departamento de Línguas comemorou mais uma vez a tradição anglo-saxónica  do St. Valentine's Day nos dias 10 a 12 Fevereiro. As tradicionais cartas de amor transformaram-se em mensagens na voz de cada turma apresentadas em forma de coração. O nível de empenho de cada  turma na construção dos corações superou as expectativas e embelezou o polivalente. Cada coração participou no concurso para eleger o melhor trabalho de cada ciclo segundo os seguintes parâmetros: coração mais criativo, o melhor trabalho manual, coração mais personalizado, coração mais adequado à faixa etária e coração mais adequado à temática. Eis os resultados do "Heart Contest":


2º ciclo

  • 1º lugar: 6º E
  • 2º lugar: 5ºC e 5ºE
  • 3º lugar: 5ºB; 6ºA; 6ºB
3º ciclo
  • 1º lugar: 9º B
  • 2º lugar: 7ºC
  • 3º lugar: CEF Mecânica

Para apimentar o paladar dos enamorados os alunos e professores de Francês confeccionaram  Les Crêpes para agrado de todos os presentes.


Este evento foi realizado em parceria com a Biblioteca, que criou um ambiente propício ao Dia dos Namorados e decorou uma mesa com livros alusivos à data, para que os utilizadores os pudessem requisitar. Para os mais inspirados também existia um livro em branco onde podiam escrever mensagens de amor  para partilharem as suas mais intímas emoções.


sábado, 13 de fevereiro de 2010

2ª Eliminatória do "Concurso de Leitura em Voz alta"

    
      Livros seleccionados para esta eliminatória
     2º ciclo: “Uma questão de cor”, de Ana Saldanha
     3º Ciclo: “Se perguntarem por mim digam que voei”, de Alice Vieira


  No dia 10 de Fevereiro, como estava previsto, realizou-se, na biblioteca da nossa escola, a 2ª eliminatória do “Concurso de Leitura em Voz Alta”.
  A abertura do evento foi realizada pela Directora da Escola, que elogiou os pais por terem acompanhado os seus filhos e desejou um bom desempenho a todos os concorrentes.
  Seguidamente, alguns alunos do 7º C, da disciplina de Teatro, sob a orientação da prof.ª Ana Ferreira, brindaram a plateia com a dramatização de poemas de autores consagrados da literatura portuguesa.
  Depois, foi a vez de os concorrentes fazerem as suas leituras. O Júri e o restante público admiraram o esforço de todos os candidatos para que o seu desempenho fosse perfeito, mas como se tratava de um concurso, tinha de haver selecção e alguns tinham de ser eliminados.
  O evento terminou com os habituais agradecimentos a todos os participantes.

Segurança na "Internet"



     A Internet é extraordinária! Possibilita a aprendizagem, a troca de informações, a conversa, o contacto com gente de culturas diferentes, a construção de amizades, a realização de jogos… mas é preciso muito cuidado. Não há qualquer entidade que supervisione a comunicação e a publicação de informação na Internet. A maior parte dos seus serviços encontra-se à disposição dos utilizadores, muitos deles bastante jovens, sem qualquer restrição ou controlo. É necessário, então, tomar consciência dos perigos que este “Mundo Maravilhoso” encerra e não pensar que as “coisas” só acontecem aos outros.

     As professoras de Informática e a professora Bibliotecária responderam ao desafio lançado às escolas e, de 8 a 12 de Fevereiro, desenvolveram actividades na sala de aula e na Biblioteca Escolar, com o objectivo de promover o uso crítico do computador e da Internet.

     Todas os alunos das turmas do 2ºe 3º ciclos e dos Cursos de Educação e Formação de Pintura e Mecânica foram sensibilizados para os cuidados a ter com o computador (fazer actualizações periódicas do sistema operativo e software, fazer cópias de segurança e usar um antivírus actualizado); a criação de palavras-passe (devem ser longas, para serem seguras, misturando letras, números e símbolos); a saída dos e-mails, plataformas, fóruns, Messenger (deve ser sempre em segurança); as regras de cidadania, (fazer uso do lema “Tratar os outros como gostarias de ser tratado”); as situações de perigo físico e financeiro (nunca conversar com estranhos ou fornecer informações pessoais); os direitos de autor (nunca fazer downloads ilegais); a recepção de ficheiros enviados por desconhecidos (deitar ao lixo e nunca abrir); entre outros.

     No final de cada sessão, receberam um desdobrável com as principais regras de utilização do computador e da Internet e acederam ao site www.seguranet.pt, onde puderam jogar e consolidar os conhecimentos adquiridos anteriormente.

     Verificou-se, ao longo de toda a semana, uma grande receptividade por parte dos discentes, demonstrando uma grande vontade de querer saber mais sobre a adequada utilização da Internet, não só no que diz respeito à segurança mas também à legalidade da sua utilização.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Arsénio Mota contacta alunos das nossas escolas




O escritor Arsénio Mota voltou, no passado dia 4 de Fevereiro, à sua terra Natal para um encontro com alunos das Escolas Básicas de Bustos e Mamarrosa.
Foi com grande expectativa e entusiasmo que os alunos do 3º e 4º anos destas duas escolas do nosso Agrupamento receberam o escritor nosso conterrâneo.

Arsénio Mota nasceu em Bustos e frequentou esta escola primária, ainda a actual Escola Básica. Aliás, mal entrou na escola referiu imediatamente qual era a sua sala.

Reside há largos anos no Porto onde exerceu a profissão de jornalista. É um escritor com mais de 50 anos de carreira e de mérito reconhecido. Os seus escritos destinados ao público infanto-juvenil são do agrado dos especialistas e é um autor recomendado pelo Projecto Casa da Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian.

O convite feito pelo Agrupamento para que viesse falar com os nossos alunos foi prontamente aceite pelo escritor e assim pudemos contar com a sua presença.

Os alunos prepararam este encontro lendo o seu livro A nuvem cor-de-rosa, e outros contos, e pesquisando dados sobre a sua biografia.

No encontro os alunos tiveram oportunidade de fazer questões ao escritor e ouvi-lo falar sobre as suas obras e actividade criadora. Apresentaram também alguns trabalhos realizados no âmbito do estudo dos contos do escritor.

Foi uma tarde muito agradável e enriquecedora.



O contacto dos alunos com escritores é uma actividade muito importante e que permite desenvolver o gosto pela leitura e pelos livros.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Comemoração do "Dia Europeu da Internet Segura"

      As professoras de TIC e a professora bibliotecária responderam ao desafio lançado às escolas e, de 8 a 12 de Fevereiro, irão desenvolver actividades na sala de aula e na Biblioteca Escolar, com o objectivo de promover o uso crítico do computador e da Internet.
     Para mais informações sobre segurança na Internet, clica em http://www.seguranet.pt/index.php?section=1