quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Os novos paradigmas da Gerontologia

Bibliotecas Escolares de Oliveira do Bairro e IEC

“Conversas com Chá” aumentam a participação activa das famílias nas actividades da Escola


      “Os novos paradigmas da Gerontologia” foi o tema de mais uma das “Conversas com Chá”, organizadas pelas Bibliotecas Escolares de Oliveira do Bairro e pelo IEC, que decorreu na Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, no dia 19 de Novembro.
      Como foi divulgado, estas “conversas” têm como objectivo principal trazer os Encarregados de Educação à Escola para, informalmente, falarem e esclarecerem dúvidas sobre os assuntos tratados. Desta vez pretendia-se falar dos cuidadores de pessoas idosas e com doenças do foro mental (Alzheimer), que permanecem nas suas própria casas e não em instituições.
      Num discurso acessível e bastante emotivo, a Dr.ª Sara Guerra, licenciada em Gerontologia e a frequentar o doutoramento na Área das Ciências da Saúde (Universidade de Aveiro), fez a apresentação  de um projecto-piloto que pretende precisamente “apoiar” esses cuidadores anónimos que muitas vezes abdicam de viver as suas vidas para se dedicarem a um familiar doente.
      Dada a pertinência do tema, registou-se uma grande participação por parte da assistência.
      No próximo dia 10 de Dezembro, às 21h00, no Instituto de Promoção Social da Bairrada (IPSB), a Professora Doutora Emília Duarte (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Centro de Neurociências e Biologia Celular) irá falar sobre “As Drogas e o Cérebro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...