sexta-feira, 11 de junho de 2010

Final do "Concurso de Leitura em Voz Alta"

A Final da 2ª Edição do  “Concurso de Leitura em Voz Alta”, concebido e organizado pela Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro e destinado aos alunos do 2º e 3ºCiclos e Ensino Secundário, realizou-se no dia 05 de Junho, pelas 20h30, no Centro Cultural Prof. Élio Martins.
Promover a leitura, incentivar o contacto e o conhecimento das obras do Plano Nacional de Leitura, desenvolver o gosto pelo manuseamento dos livros e fomentar o convívio entre os participantes foram os objectivos definidos para este concurso, que passou por três eliminatórias em cada uma das escolas envolvidas. Nestas eliminatórias, distribuídas pelos três períodos lectivos, foram-se apurando os melhores leitores, até aos três finalistas. O concorrente lia uma obra, divulgada com um mês de antecedência, e a prova consistia na leitura de um excerto escolhido pelas professoras bibliotecárias.
Os livros seleccionados para as várias eliminatórias faziam parte do Plano Nacional de Leitura. Para a Final, os alunos do 2º Ciclo leram “ A Poça das Feiticeiras", de João Aguiar; os do 3º Ciclo, “ Momentos de Aqui”, de Ondjaki e os do Ensino Secundário, “O Senhor Valéry”, de Gonçalo M. Tavares.
A avaliação, de 0 a 10 pontos, incidia nos seguintes parâmetros: audibilidade, articulação / dicção, regras de pontuação e entoação.
Constituíram o júri das três eliminatórias os quatro coordenadores dos Departamentos Curriculares e o Coordenador dos Directores de Turma, respeitante ao  ciclo do concorrente em prova. Para a Final foram convidados os Directores das quatro escolas envolvidas (Drª Júlia Gradeço, Dr. Acácio Albuquerque, Dr. Helder Rosa e Dr.ª Dulce Miranda), a Responsável do Gabinete de Apoio às Escolas, Dr.ª Eduarda Cardanha, e a Coordenadora da Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro, Dr.ª Cristina Calvo.

Para cada nível de ensino foram definidos três prémios: máquinas fotográficas digitais para os primeiros lugares, IPods para os segundos e relógios de pulso para os terceiros. Todos os premiados receberam também uma colecção de livros. Os prémios foram adquiridos com o apoio das Juntas de Freguesia de Oliveira do Bairro, Oiã, Bustos, Troviscal, Palhaça e da Câmara Municipal.
Quando chegou a vez de os concorrentes fazerem as suas leituras, notou-se nervosismo em alguns deles, mas todos demonstraram  um grande sentido de responsabilidade e bom desempenho.
Entre a contagem dos pontos e as prestações dos finalistas, houve um momento de poesia, com o  declamador e poeta Joaquim Granjeia e dois momentos musicais, com uma aluna e concorrente da Escola Secundária, Mariana Morado de Almeida, e com a Tuna "Ad Libitum" da Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo.
Antes da divulgação das classificações, que constituiu o momento alto do evento,  foram entregues os diplomas de participação a todos os finalistas. Sob grande expectativa, dada a grande qualidade das provas, foram anunciados os vencedores dos vários níveis de ensino. Assim, ficaram colocados, nos primeiros lugares, Delfina Gonçalinho (2º Ciclo - Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo), Diana Lia da Rosa Oliveira (3º Ciclo - Escola Secundária de Oliveira do Bairro) e Nídia Quintela (Ensino Secundário - Escola Secundária de Oliveira do Bairro); nos segundos lugares, Diogo Menezes Rodrigues (2º Ciclo - Escola Básica Dr. Fernando Peixinho), Sócrates Santos Gomes Bôrras (3ºCiclo – Instituto de Promoção Social da Bairrada) e Andreia Martins Almeida Verdade (Ensino Secundário - Escola Secundária de Oliveira do Bairro); e nos terceiros lugares, Beatriz Correia Rodriguez (2º Ciclo – Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo), Mariana Morado Almeida (3ºCiclo – Escola Secundária de Oliveira do Bairro) e Inês Santos Picanço (Ensino Secundário – Instituto de Promoção Social da Bairrada).


Para encerrar o espectáculo, o Sr. Presidente da Câmara, num breve discurso, louvou o esforço de todos aqueles que o tornaram possível. 
A Biblioteca agradece o contributo das Juntas de Freguesia de Oliveira do Bairro, Oiã, Toviscal, Bustos, Palhaça e da Câmara Municipal na aquisição dos prémios. Agradece  também à Tuna "Ad Libitum" por ter representado tão bem a nossa escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário