sábado, 13 de fevereiro de 2010

Segurança na "Internet"



     A Internet é extraordinária! Possibilita a aprendizagem, a troca de informações, a conversa, o contacto com gente de culturas diferentes, a construção de amizades, a realização de jogos… mas é preciso muito cuidado. Não há qualquer entidade que supervisione a comunicação e a publicação de informação na Internet. A maior parte dos seus serviços encontra-se à disposição dos utilizadores, muitos deles bastante jovens, sem qualquer restrição ou controlo. É necessário, então, tomar consciência dos perigos que este “Mundo Maravilhoso” encerra e não pensar que as “coisas” só acontecem aos outros.

     As professoras de Informática e a professora Bibliotecária responderam ao desafio lançado às escolas e, de 8 a 12 de Fevereiro, desenvolveram actividades na sala de aula e na Biblioteca Escolar, com o objectivo de promover o uso crítico do computador e da Internet.

     Todas os alunos das turmas do 2ºe 3º ciclos e dos Cursos de Educação e Formação de Pintura e Mecânica foram sensibilizados para os cuidados a ter com o computador (fazer actualizações periódicas do sistema operativo e software, fazer cópias de segurança e usar um antivírus actualizado); a criação de palavras-passe (devem ser longas, para serem seguras, misturando letras, números e símbolos); a saída dos e-mails, plataformas, fóruns, Messenger (deve ser sempre em segurança); as regras de cidadania, (fazer uso do lema “Tratar os outros como gostarias de ser tratado”); as situações de perigo físico e financeiro (nunca conversar com estranhos ou fornecer informações pessoais); os direitos de autor (nunca fazer downloads ilegais); a recepção de ficheiros enviados por desconhecidos (deitar ao lixo e nunca abrir); entre outros.

     No final de cada sessão, receberam um desdobrável com as principais regras de utilização do computador e da Internet e acederam ao site www.seguranet.pt, onde puderam jogar e consolidar os conhecimentos adquiridos anteriormente.

     Verificou-se, ao longo de toda a semana, uma grande receptividade por parte dos discentes, demonstrando uma grande vontade de querer saber mais sobre a adequada utilização da Internet, não só no que diz respeito à segurança mas também à legalidade da sua utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...