quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Vamos sonhar com os livros!




Feira do Livro

2 a 11 de Dezembro 2009
Sala M 1




    Convidamos toda a comunidade educativa a visitar a Feira do Livro, que decorrerá de 2 a 11 de Dezembro, na sala M1 da Escola Sede, das 9h00 às 17h00.
    Visite-nos e conheça as novidades!

Comemoração do Dia Mundial da Sida - 02 de Dezembro - Polivalente



Anúncio português de prevenção da SIDA que ganhou o 1º prémio em concurso europeu


    Os  primeiros casos registaram-se na comunidade homossexual, mas hoje em dia sabe-se que todas as pessoas podem contrair este vírus mortal, pois ainda não há cura.

   No dia 1 de Dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a Sida e no  dia 2 a Escola Sede do Agrupamento vai sensibilizar a população escolar para este problema de saúde que surgiu há já duas décadas. 
  

sábado, 14 de novembro de 2009

"Concurso de Leitura em Voz Alta" - Primeira Eliminatória - Divulgação da obra


     A primeira eliminatória do "Concurso de Leitura em Voz Alta" irá decorrer no dia 16 de Dezembro, pelas 14h30, na nossa Biblioteca.

     Até lá os concorrentes do 2º ciclo deverão ler a obra "O Segredo do Rio", de Miguel  Sousa Tavares e os do 3º ciclo, "O velho que lia romances de amor", de Luis Sepúlveda.



     Procura-os na tua biblioteca.
       Boas leituras!



sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Comemoração Dia Mundial da Diabetes - 16 de Novembro







      No próximo dia 16 de Novembro, na parte da manhã, a nossa escola irá comemorar o Dia Mundial da Diabetes, em colaboração com o Centro de Saúde de Oliveira do Bairro.
    A Biblioteca  da Escola Sede será o espaço onde as actividades  irão decorrer.

     Objectivos:
     - Fornecer informação sobre a Diabetes (tipos, sinais, diagnóstico, tratamento);
     - Desmistificar a Diabetes enquanto doença incapacitante;
    - Promover estilos de vida saudáveis como medidas preventivas para o aparecimento da Diabetes tipo 2.


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Acção de reflexão - "Oportunidades e Desafios da Biblioteca Escolar"


     Realizou-se ontem, dia 9 de Novembro, pelas 17h00, na nossa BE, a acção de reflexão Oportunidades e Desafios da Biblioteca Escolar, destinada a docentes.
     A palestrante, Drª Isabel Nina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, alertou os participantes para o árduo trabalho que a Biblioteca Escolar tem a realizar durante o ano lectivo e para a necessidade de os docentes realizarem um trabalho colaborativo com a BE e suas professoras bibliotecárias. É importante que os docentes comecem a planificar aulas usando os recursos da BE, pois esse trabalho de parceria, está provado por inúmeros estudos, traz um maior sucesso educativo, que se traduz na melhoria dos resultados escolares.
      Foi, também, apresentado o modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares. Este modelo deve ser implementado anualmente e implica uma recolha exaustiva de evidências que mostrem o desempenho da BE e a sua articulação com a comunidade educativa. Este modelo está dividido em quatro domínios que são: o Apoio ao Desenvolvimento Curricular (1), Leitura e Literacias (2), Projectos, Parcerias e Actividades Livres e de Abertura à Comunidade (3) e Gestão da Biblioteca Escolar (4).
    A acção foi bastante proveitosa e a Biblioteca agradece a disponibilidade de todos os intervenientes.




De Lamballe para Oliveira do Bairro


    
     Decorreu ontem, dia 9 de Novembro, a sessão de recepção aos alunos de Lamballe, na Biblioteca da EB2/3 do nosso Agrupamento.
     Estes alunos franceses estão de visita ao nosso Concelho no âmbito do Programa de Intercâmbio entre as escolas motivado pela geminação destes dois concelhos.
     Os alunos estiveram na BE a aprender a apresentar-se em Português e tiveram a oportunidade de adquirir algum vocabulário elementar de alimentação, material escolar e transportes.
     O Director da Escola francesa ofereceu à nossa escola o livro que comemora os cinquenta anos de aniversário do Astérix e Obélix, pois a região de Lamballe situa-se na antiga Gália, local de origem dos nossos heróis gauleses, celebrados nesta tão popular BD.
     Os alunos franceses estarão por cá uma semana.
     Desejamos que tenham uma óptima estadia!!!


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Rede de Bibliotecas do Concelho de Oliveira do Bairro

     

2ª Edição do "Concurso de Leitura em Voz Alta"






     De 2 a 15 de Novembro estão abertas as inscrições para a 2ª Edição do "Concurso de Leitura em Voz Alta", promovido pela Rede de Bibliotecas do Concelho de Oliveira do Bairro, com o apoio da Câmara Municipal.
     Participa!


    Regulamento






~






 Imprime a ficha de inscrição, preenche-a e entrega-a na Biblioteca.





Livro do Mês - 3º Ciclo

Crepúsculo de Stephenie Meyer


     A mudança de Isabella Swan para Forks — uma cidade pequena do estado de Washington — podia ter sido o passo mais entediante que ela jamais dera. No entanto, quando ela conhece o misterioso e cativante Edward Cullen, a sua vida sofre uma viragem emocionante e aterradora. Até este momento, Edward conseguiu manter a sua identidade vampírica em segredo na comunidade em que vive. A partir de agora, porém, ninguém está a salvo, sobretudo Isabella, a pessoa que Edward mais preza. O casal de namorados dá por si precariamente equilibrado no fio da navalha — entre o desejo e o perigo.
                                           (in Fnac)

Biografia da autora
     Stephenie Meyer nasceu na véspera de Natal, em Hartford, Connecticut, mas vive em Phoenix, no estado do Arizona desde os quatro anos de idade. É lá que vive com o seu marido e os seus três filhos. Licenciou-se em Literatura Inglesa, pela Brigham Young University. Após a publicação do seu primeiro romance, Twilight (entre nós publicado com o titulo Crepúsculo), Stephenie Meyer foi considerada "como uma das mais promissoras novas escritoras de 2005" (Publishers Weekly). O seu romance de estreia foi bem recebido pela critica tendo conseguido várias distinções entre as quais se destacam: A New York Times Editor's Choice; A Publishers Weekly Best Book of the Year, Amazon "Best Book of the Decade...So Far". Sem dúvida um romance de qualidade, já traduzido, até agora, em 20 línguas.

                                          (in Wook)

Livro do Mês - 2º Ciclo

Futebol Radical de Nuno Magalhães Guedes



Sinopse constante do livro:

      Na semana de desportos radicais, o JP, os primos Manel e Pé-Canhão, o super guarda-redes Pedro e os outros craques do Megamax Futebol Clube, como a Madalena e João Girafa, têm de enfrentar uma das mais arrogantes equipas de sempre. Um  torneio de futebol muito estranho é o palco para um dos maiores desafios na vida do clube. Mike, Esqueleto Ambulante, Ice Tea e Careca são alguns dos adversários a vencer.

     Objectivo Golo! - uma colecção que faz do futebol um excelente pretexto para descontraídas horas de leitura!


Biografia do autor  

     Nuno Magalhães Guedes nasceu em Lisboa em 1958. Casado e com três filhos, foi professor de Política de Gestão durante dez anos. A sua actividade profissional tem-se desenvolvido em empresas do ramo editorial e de comunicação e é também director de um centro social em Lisboa. Depois de alguns contos e poemas dispersos é publicado, em 1984, o seu primeiro livro, “O Sonho do Rei Maravá”. Em finais do ano 2000, inicia a série juvenil “Objectivo Golo”, centrada à volta de um grupo de amigos ‘fanáticos’ por futebol que, no meio das suas preocupações escolares, querem formar o seu próprio clube.
                                                        (Editorial Verbo)

domingo, 1 de novembro de 2009

E assim foi a Festa do Halloween na nossa escola



     De 26 a 30 de Outubro decorreu o ciclo de cinema "Halloweenesco" com o visionamento dos grandes êxitos de cinema “Coraline” (2º ciclo) e “Crepúsculo” (3º ciclo).

     A BE vestiu-se a rigor para receber o Halloween com uma exposição temática coberta de decorações horripilantes sobre obras alusivas ao tema. E ao longo da semana, a cada leitor que requisitasse um livro foi oferecido um marcador de Halloween.

     Por fim, a abóbora foi rainha da festa com o Concurso de Abóboras (Jack o’ Lantern) destinado aos alunos dos 2º e 3º ciclos. Após a elaboração da abóbora, na aula de inglês e/ou EVT, na sexta, coube ao júri visitar a exposição no polivalente da escola e votar na abóbora mais horrorosa.

    Os vencedores foram anunciados na sexta-feira à tarde pela recente rádio da escola. Eis os resultados:


        2º Ciclo – 1º 5ºC; 2º 5ºE; 3º 5ºD

       3º Ciclo – 1º 8ºA; 2º 8ºB; 3º 9ºA

   Foi horrífico comemorar o Halloween!

                               Professora Sandra Brás