domingo, 6 de dezembro de 2009

Feira do Livro na Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo


     Este ano lectivo, pela primeira vez, a Biblioteca  da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro organiza duas feiras do livro.



       A primeira está já a decorrer e irá prolongar-se até ao dia 11 de Dezembro.
       No dia 2 de Dezembro, pelas 10h00, realizou-se a cerimónia de abertura. Depois de saudar todos os participantes, a Directora da Escola, Dr.ª Júlia Gradeço, salientou a importância da leitura na construção do conhecimento e acrescentou que a escolha do livro certo era condição “sine qua non” para a criação da empatia necessária para nos tornarmos leitores ao longo da vida.



     Seguidamente, as alunas Magalie Oliveira e Joanne Batista leram o poema “Mãezinha”, de António Gedeão, que dedicaram a todas as mães, aproveitando o ensejo para lembrar a época natalícia e a grande oportunidade de contactarem com as novidades editoriais e adquirirem livros a preços convidativos. A Maria Sprydonova declamou o poema “Lágrima de Preta”, do mesmo autor. Não é necessário estar à espera do dia 21 de Março – “Dia Internacional de Luta Contra o Racismo”− para alertar para este problema, que continua a imperar no mundo em que vivemos.
     Finalmente, a professora bibliotecária Marisela Simões leu o livro “Ler Doce Ler”, de José Jorge Letria.


“Os livros são casas
com meninos dentro
e gostam de os ouvir rir,
de os ver sonhar

e de abrir de par em par
as paisagens e as imagens,
para eles, lendo, poderem sonhar.”

“Ler Doce Ler”, José Jorge Letria

       Este evento está aberto a todas as escolas do Agrupamento e a toda a comunidade educativa onde a escola se insere e tem como principais objectivos desenvolver o gosto pela leitura, reconhecer o papel do livro na formação escolar dos jovens e das comunidades a que pertencem e angariar fundos para a compra de novos livros para a biblioteca.
     Este ano a feira conta com a colaboração da Livraria Liceu, de Aveiro, e da Editora Kalandraka e estará aberta ao público das 9h00 às 17h00.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Palavras inquietas

       Este projeto foi desenvolvido em articulação com os docentes dos 1º e 2º ciclos. Os alunos realizavam leituras, com acessórios que fa...